Boas Práticas Agrícolas: garantia de segurança ambiental, do agricultor e do consumidor

*Por Rafael Milleo

Rafael-MilleoO Brasil tem um papel importante na produção de alimentos mundial, principalmente por sua localização privilegiada nos trópicos, que proporciona três fatores primordiais para a boa agricultura: terras, água e excelente clima. Aqui, diferentemente de outros grandes países produtores, temos mais de uma safra em diversas culturas. Com uma boa gestão, uso de ciência e tecnologia, os produtores agrícolas conseguem bater recordes de produtividade ano após ano. Mais que um orgulho para o País, o agronegócio é o setor que compõe a parte positiva da balança econômica nacional.

Leia mais

Açúcar: Riscos escondidos Por Arnaldo Luiz Corrêa

Por: Arnaldo Luiz Corrêaarnaldo-correaDissemos no comentário de 02 de junho passado, ou seja, há pouco mais de quatro meses, que alguns riscos escondidos podem emergir a qualquer momento trazendo ainda mais devastação aos preços... a recompra de hedge por parte das usinas para gerar caixa vai pressionar o mercado mais cedo ou mais tarde.

Leia mais

O potencial dos Biodefensivos

Por Arnaldo Jardim
 
arnaldo-jardimParticipo na Holanda dos 50 anos da Koppert, referência mundial em proteção biológica de culturas protegidas. Desde 1967, a empresa cresceu e se tornou uma multinacional com um faturamento anual de 190 milhões de euros. Hoje, conta com 1.200 funcionários distribuídos em 26 países, incluindo mercados como China, Brasil, Estados Unidos e Rússia.
 
A empresa também exporta para mais de 90 países e, recentemente, começou a produzir organismos microbiológicos como fungos e bactérias para cultivo em campo aberto. Eles aumentam a resiliência das culturas e enriquecem a biodiversidade e os nutrientes do solo.

Leia mais

Em 2017, dois leilões de energia elétrica para fazer girar a roda

Por Zilmar José de Souza

comapalavrazilmarEm 4 de agosto último, o Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou a intenção de realizar, ainda em 2017, dois leilões para compra de energia elétrica de novos empreendimentos. Pretende-se realizar um leilão para comprar energia entrega a partir de 1º de janeiro de 2021 (chamado Leilão de Energia Nova A-4) e um segundo certame para comprar energia a partir de 1º de janeiro de 2023 (chamado Leilão de Energia Nova A-6).

Leia mais

Açúcar: o vilão do momento

Por Arnaldo Luiz Corrêa

arnaldo-correaO mercado fechou a semana com o vencimento outubro de 2017 cotado a 14,06 centavos de dólar por libra-peso, uma apreciação de 65 pontos na semana, ou 14 dólares por tonelada. Os valores de NY convertidos pela taxa do dólar usando NDF (contrato a termo de dólar com liquidação financeira) estão ligeiramente acima dos 1,000 reais por tonelada. O custo de carrego do outubro 2017 para outubro 2018 mostra mais de 10% a.a. Interessante notar que o spread março/maio de 2019 negocia a zero.

Até que o mercado futuro de açúcar em NY tem resistido bem à falta de vigor do mercado físico e a ausência completa de notícias que poderiam elevar preços. Nada muito interessante acontecendo do lado da produção. A moagem continua em bom ritmo e a ATR tem sido supreendentemente alta elevando a previsão de produção de açúcar mesmo com a mudança de mix para etanol anunciada pelos quatro cantos.

Leia mais

Escolha seu guru favorito

Por Arnaldo Correa 

arnaldo0611Março de 1999. O mercado internacional de açúcar agonizava com os preços oscilando entre 5 e 6 centavos de dólar por libra-peso. Nessa época, uma trading convocava produtores para um importante seminário no Guarujá, litoral de São Paulo. Estupefatos, eles ouviram do principal trader da empresa comercializadora uma longa lista de razões que concluía que o mercado futuro de açúcar caminhava célere e insofismavelmente para os dois centavos. Não, não era piada: eram dois míseros centavos de dólar por libra-peso !! Para colocar esse evento na perspectiva do que isso representava na época, o custo de produção de açúcar equivalente FOB era de aproximadamente 6.50 centavos de dólar por libra-peso e a bolsa de futuros de NY tinha uma posição de contratos em aberto por volta dos 180,000 lotes.

Leia mais

Cenário agrícola é desafiador, mas promissor como sempre

Henrique Mazotini

Henriquefoto-Alf-Ribeiro-01De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do país avançou 1% entre janeiro e março e interrompeu a sequência de oito trimestres consecutivos no vermelho. A safra recorde cumpriu a promessa de tirar a economia de um ciclo de queda, enquanto a indústria cresceu abaixo do esperado e o segmento de serviços estagnou. O PIB da agropecuária cresceu 13,4% no primeiro trimestre, a maior alta em mais de 20 anos, e para 2017 é esperado crescimento em torno de 26%.

Leia mais

Agricultura, o berço da humanidade

Por Arnaldo Jardim

arnaldo-jardimO Dia do Agricultor (28 de julho) reforça a certeza da nobreza, versatilidade e força desta atividade diretamente relacionada com o próprio desenvolvimento da humanidade, há pelo menos 12 mil anos. O início das atividades agrícolas separa o período neolítico da idade da pedra lascada. Antes nômade, o Homem teve condições de criar raízes graças à agricultura, à fertilidade da terra que garante o alimento para sua existência todos os dias.

Esta é a missão nobre dos nossos agricultores. São eles os responsáveis pelo nosso tradicionalíssimo arroz com feijão cotidiano e trivial, mas também pelo delicioso sabor da quebra de recordes de produção e exportação, de valorização de commodities em bolsas de valores mundiais.

Leia mais

Arrendamento e parceria agrícola tornaram-se um grande vilão no Estado de São Paulo

* Ricardo Pinto
Representando o segundo maior desembolso agrícola de uma usina paulista, atrás apenas da Folha de Pagamento, o custo com arrendamentos e parcerias está inviabilizando a produção de cana em determinadas regiões. É crucial que soluções sejam discutidas e trabalhadas estrategicamente para contê-lo

Leia mais