A importância do campo na maximização da margem operacional das usinas

Área considerada mais do que estratégica dentro das usinas, é do campo que saem todo o açúcar, etanol e a bioeletricidade, além de outra infinidade de subprodutos que movimentam toda a cadeia bioenergética. Olhar para as lavouras com uma visão estratégica, propiciando ganhos constantes de produtividade e longevidade dos canaviais é o desafio de todos os profissionais que trabalham na área agronômica das usinas e também do grande contingente de fornecedores de cana que alimentam inúmeras unidades.

Há muito se sabe que os investimentos em novas variedades e no manejo adequado da cana-de-açúcar traz resultados exponencialmente mais elevados para todo o processo de transformação e produção. Mas o que ocorre que mesmo sabendo de todos estes impactos, ano a ano o que se tem notado é justamente uma queda vertiginosa na produtividade?

Para o diretor geral da Usina Cevasa, Luiz Paulo Sant´anna, a elevação de TCH (tonelada de cana por hectare) e do ATR (açúcares totais recuperáveis), ou seja, a quantidade de açúcar contido na cana, é o que pode salvar o setor da atual crise e impulsioná-lo para uma nova era de desenvolvimento, maximizando as margens operacionais das unidades.

A fim de ampliar a discussão deste tema, o 10º Congresso Nacional da Bioenergia, que a UDOP realizará nos dias 22 e 23 de novembro, no campus da UNIP, em Araçatuba, terá uma programação completa sobre temas desta magnitude, assim como uma palestra e um debate com o tema: "Como salvar o setor maximizando sua margem operacional com elevação de TCH E ATR". A palestra ficará a cargo do diretor geral da Cevasa.

Participarão do debate, com moderação do consultor Dib Nunes, além de Luiz Paulo Sant´anna; o economista da Unica, Luciano Rodrigues; o diretor da Dalplan, Luiz Carlos Dalben; a Professora do Departamento de Tecnologia da FCAV/Unesp, Márcia Mutton; e o diretor de tecnologia agrícola da Odebrecht Agroindustrial, Rodrigo Rodrigues Vinchi.

Outro debate da sala Agronômica do Congresso será sobre "Manejo agronômico de variedades, visando produtividade e lucratividade". Discutirão tal assunto o produtor rural, Ismael Perina Júnior; a gerente de planejamento e desenvolvimento agrícola da Cofco, Patrícia Rezende Fontoura; o assessor de tecnologia do Grupo São Martinho, René Sordi; e o diretor agrícola da Usina Ipê, Sérgio Selegato.

A sala Agronômica contará ainda com diversos outros temas de suma importância para os profissionais da área. Entre eles destacam-se as ferramentas para manutenção da qualidade da matéria-prima; revitalização do solo cultivado com cana-de-açúcar; inovações tecnológicas na agroindústria; soja em renovação do canavial; bem como, uma apresentação das novas variedades do IAC e RB.

Para ver a programação completa da sala Agronômica, clique aqui. A programação das demais salas temáticas podem ser vistas clicando aqui.


Inscrições

As usinas e destilarias associadas à UDOP têm direito a 20 inscrições gratuitas cada. Serão concedidos, também, descontos especiais para fornecedores de cana-de-açúcar, através da parceria com a Orplana e para sócios dos sindicatos e entidades ligadas ao Fórum Nacional Sucroenergético. Inscreva-se clicando aqui.


Apoio cultural

A 10ª edição do Congresso Nacional da Bioenergia conta com o apoio cultural das empresas: Adama; Bayer CropScience; Beta Renewables; Camda; Deloitte; DNV-GL; Double TT do Brasil; Esco; FMC; Fertiláqua; GE; Helamin; John Deere; Mercedes-Benz; Netafim; Odebrecht Agroindustrial; Organasolví; Raízen; Randon - Megatec; Solenis; Syngenta; Totvs e Valtra.


Apoio Institucional
O evento conta ainda com o apoio institucional da Abag; Alcopar/Sialpar/Siapar; Biosul; CeiseBR; CTBE; Datagro; Fórum Nacional Sucroenergético; Orplana; Siamig; Sifaeg; Sindaçúcar/AL; Sindaçúcar/PE, Sindaçúcar/PI; Sindalcool/MT; Sindalcool/PB; Sindicanálcool; Sindaçúcar/BA; SindiEnergia; SindiQuímicos; Sonal; Unica e UNIP.


Mídia parceira

Atuam como mídia parceira desta edição o Revista Amazônia; Canal - Jornal da Bioenergia; a revista CanaOnline; a Revista Canavieiros; o Jornal Paraná; a Revista Opiniões e a Terra&Cia CanaMix.


Serviço

10º Congresso Nacional da Bioenergia
Data: 22 e 23 de novembro
Local: UNIP - Universidade Paulista - Campus de Araçatuba
Avenida Baguaçu, 1939 - Jardim Alvorada - Araçatuba/SP
Inscrições: na página do Congresso no portal da UDOP (clique aqui)
Programação: na página do Congresso (clique aqui)
Mais informações: (18) 2103-0528 ou