Preços do etanol caem nos postos de 12 Estados e do DF em uma semana

Os preços do etanol hidratado nas bombas caíram em 12 Estados e no Distrito Federal e subiram em outros 12 na semana encerrada dia 7, sábado, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Não houve pesquisa no Amapá.

Na maior parte dos Estados, a relação entre os preços do etanol e da gasolina diminuiu, tornando o bicombustível ainda menos vantajoso do que o fóssil.

O etanol continuou mais competitivo do que a gasolina (abaixo de 70% de seu valor) em apenas quatro Estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

Em São Paulo, principal polo consumidor, o preço médio do etanol vendido nos postos caiu 0,32% na última semana, para R$ 2,467 o litro. Dessa forma, em relação à gasolina, o preço caiu para 66,2%, ante 67,5% na semana anterior.

Em Minas Gerais, outro importante polo consumidor, o etanol recuou 2,19% na semana, para R$ 2,641 o litro em média, o equivalente a 66,7% do valor da gasolina vendido no período. Essa correlação também foi menor do que na semana anterior.

O aumento da vantagem competitiva do etanol nas bombas costuma estimular a migração do consumo da gasolina para o biocombustível.

Já em Goiás, a correlação entre o etanol e a gasolina subiu para 65,6%, ante 65% na semana anterior, mas segue amplamente mais vantajoso. (Valor Econômico)