Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Tendência para commodities é de “modesta” elevação

Publicado

em

A MacroSector apresenta, como parte do cenário econômico, suas projeções para os preços das commodities no mercado internacional e doméstico. “Em síntese, os preços internacionais das commodities minerais e florestais e o petróleo devem apresentar altas modestas neste ano. Quanto às relações de troca dos produtores rurais, o ano será de piora para soja, milho e cana e de melhora para café e algodão”, avalia o sócio e diretora da consultoria, Fábio Silveira.

Para o Índice CRB de commodities, que seguiu deprimido em janeiro tanto na média mensal quanto na anual, a consultoria projeta alta de 4% neste ano. Em 2017, o preço internacional das commodities, representado pelo CRB, subiu 3%, após queda de 13% em 2016 e um tombo de 28% em 2015. Apresentarão evolução mais positiva ao longo do ano, os preços do petróleo, commodities minerais e florestais.

Fábio Silveira estima que o barril de petróleo, referência WTI negociado na NYMEX, New York Mercantile Exchange, deverá orbitar US$ 70 o barril, sendo sustentado por movimentos especulativos. O Brent deverá rondar US$ 63 o barril, com o preço médio subindo 15% em 2018, ante 2017. Para o minério de ferro, a consultoria projeta aumento de 12% também sobre o preço médio.

Consequência de especulação, a cotação da soja no mercado internacional deve recuar em todas as modalidades de negociação, com perdas mais acentuadas nos contratos comerciais mais líquidos e também nos vencimentos que apresentam menor liquidez na CBOT – Chicago Board of Trade. Para o milho, também cotado na CBOT, as perspectivas são semelhantes: de especulação exercendo pressão baixista sobre o preço em todas as modalidades de negociação. (Valor Econômico)

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading