Ricardo Pinto

por Super User

Sócio-Diretor

No comando da revista RPANews, Ricardo coordenou o lançamento de diversos fluxogramas temáticos da agroindústria canavieira nacional como: Mapas de usinas do Brasil; Fluxograma industrial para produção de açúcar, álcool e cogeração, Mapas de usinas da América Latina e Fluxograma de produção de cana no Centro-Sul do Brasil.

Iniciou sua carreira no Centro de Tecnologia da Copersucar, onde foi Supervisor de Controles Operacionais de Frotas Agrícolas. Posteriormente, fundou a Assiste, maior software-house de controles de frota do País, que respondeu pela implantação de sistemas em mais de 50 usinas/destilarias do Brasil em onze estados. Também foi co-autor dos softwares: SISMA (Sistema de Gerenciamento da Manutenção de Frotas), PUMA (Planejamento Otimizado de Frotas Agrícolas), SILCC (Sistema Integrado de Logística da Colheita da Cana) e PRACANA (Controle Técnico-Econômico de Canaviais).

Com 18 trabalhos técnico-científicos publicados, Ricardo além de ter proferido inúmeras palestras e escrito vários artigos para mídias do setor sucroenergético brasileiro, é o criador e moderador do Cana & Indústria, maior grupo de discussão do Linkedin sobre a indústria da cana em língua portuguesa, com mais de 4.500 membros.