Preços do etanol caem nos postos da maior parte do país

Os preços do etanol hidratado (usado diretamente nos tanques dos veículos) caíram na maior parte do país na última semana, mas ainda não oferecem vantagem econômica em relação à gasolina aos motoristas de nenhum Estado.

Na semana móvel encerrada dia 11, houve queda de preço na bomba em 19 Estados e alta em seis e no Distrito Federal, conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Apesar da queda do etanol nos postos, em relação aos preços da gasolina, a desvantagem cresceu em oito Estados e no Distrito Federal e só melhorou em seis.

Em São Paulo, maior pólo consumidor, o preço médio do etanol nos postos caiu 2,06%, para R$ 2,613 o litro. Nesse patamar, o etanol correspondeu a 73% do valor da gasolina, 1 ponto percentual a menos do que na semana anterior. Conforme parâmetro mais aceito no mercado, o etanol passa a ser mais vantajoso do que o combustível fóssil quando seu preço está abaixo de 70% de seu valor.

O Estado em que a relação com a gasolina está menos desfavorável é o Mato Grosso, onde o etanol ficou em 71% do preço médio da gasolina nos postos, a R$ 2,666 o litro. Na semana, esse preço recuou 0,93% no Estado. (Valor Econômico)