Fora do expediente – viagens

Viagem de fim de ano

A alta do dólar e a crise econômica brasileira são alguns dos motivos que fazem com que muita gente segure gastos com viagens, principalmente a destinos internacionais. Mas como final de ano é sinônimo de descanso e, como a maioria das empresas entra em férias coletivas, fica impossível não aproveitar o momento para sair um pouco da rotina fazendo uma bela viagem.

Pensando em como fazer com que as férias caibam no bolso do consumidor, as agências de turismo têm ajustado suas ofertas. Além de pacotes diferenciados para destinos nacionais, as operadoras tem conseguido ainda oferecer câmbio fixo para alguns destinos internacionais.

De acordo com as empresas CVC, TAM Viagens e Hotel Urbano, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, elas conseguiram bons descontos com as companhias aéreas, hotéis e navios de cruzeiro, aproveitando o interesse das empresas em aumentar suas taxas de ocupação em meio ao cenário de crise.

Faltando pouco para as comemorações de final de ano e início das férias de verão, a CVC divulgou em levantamento, realizado junto à sua rede de varejo em todo o Brasil, que indica os dez destinos mais procurados para o período.

tour.jpg

Em comum, as preferências dos consumidores apontam para destinos turísticos com a melhor relação custo e benefício, para que a viagem de fim de ano possa ser realizada sem comprometer o orçamento familiar. O levantamento também mostra que, nesta época do ano, quase 70% dos turistas preferem viajar dentro do Brasil para aproveitar o verão e que, apesar desta preferência, destinos internacionais ou domésticos que ofereçam vantagens como all inclusive, acomodação grátis para crianças e acomodação em apartamento quádruplo, fazem a diferença na hora da decisão final do consumidor.

Destinos de praia continuam na liderança quando se fala em viagem dentro do Brasil, mas cidades que conferem atrações para todas as idades como Foz do Iguaçu, PR, a região da Serra Gaúcha, RS e Caldas Novas, GO, crescem na referência das famílias que viajarão neste final de ano.

Já no que se refere às viagens para o exterior, segundo a CVC, alguns destinos clássicos como Nova York, Orlando, Buenos Aires, Cancun e Paris, com passagens aéreas promocionais, ganham a atenção das famílias menos vulneráveis à oscilação do dólar e que têm como hábito planejar a viagem de fim de ano com antecedência.

Outro detalhe importante é que, apesar de a maioria dos clientes preferirem viajar no Réveillon e passar o Natal em casa com a família, quem viaja no Natal costuma economizar em média, até 15% mais do que se viajasse na semana da virada do ano, quando a procura e os preços são maiores.