Home Últimas Notícias 25ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol marca os 50 anos do Proálcool em São Paulo
Últimas Notícias

25ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol marca os 50 anos do Proálcool em São Paulo

Compartilhar

Encontro reunirá autoridades, empresários, pesquisadores e especialistas para discutir as perspectivas do setor sucroenergético e os desafios do mercado global

São Paulo, outubro de 2025 – A DATAGRO, consultoria agrícola que atua em mais de 50 países, realiza nos dias 20 e 21 de outubro, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, a 25ª edição da Conferência Internacional sobre Açúcar e Etanol. O encontro reunirá autoridades, empresários, pesquisadores e especialistas para debater as perspectivas do setor sucroenergético e celebrar os 50 anos do Programa Nacional do Álcool (Proálcool). 

Consolidada como o principal encontro da cadeia de açúcar e etanol brasileira, a conferência terá como destaque a análise da safra 2025/26 e as oportunidades que se abrem para o segmento em um cenário de transformações econômicas, regulatórias e tecnológicas. O evento também discutirá os caminhos para a transição energética, com foco no papel estratégico do Brasil na oferta de biocombustíveis de baixa intensidade de carbono. 

“Chegar a 25 edições consecutivas da conferência demonstra a vitalidade do debate e a relevância do setor para o país. Ao mesmo tempo em que celebramos os 50 anos do Proálcool, olhamos para frente, avaliando como a experiência acumulada pode orientar o desenho de políticas e a consolidação de mercados de baixo carbono”, afirma Luiz Felipe Nastari, diretor de Comunicação e Eventos da DATAGRO. 

A programação será composta por 12 painéis distribuídos em dois dias e se inicia com debates sobre a história e os pioneiros do setor, políticas públicas, o papel do RenovaBio, a evolução da tecnologia automotiva e as rotas de diversificação que envolvem bioeletricidade, biogás, etanol de segunda geração, integração cana-milho, captura de carbono e combustível sustentável de aviação. 

No segundo dia, as discussões abordarão a safra brasileira e o mercado mundial, o etanol como instrumento de estabilização do açúcar, a visão dos presidentes das principais companhias, além de painéis sobre trading, inovação agrícola e novas soluções de financiamento. 

“Os próximos anos serão decisivos para o setor. A volatilidade dos preços, a dinâmica do comércio internacional e a busca por maior liquidez nos contratos futuros exigem integração cada vez maior entre produtores, indústria e mercado financeiro. Ao mesmo tempo, a agenda de descarbonização coloca o Brasil em posição estratégica, conectando a experiência com biocombustíveis a soluções globais de mobilidade e energia”, acrescenta Nastari. 

A edição deste ano será realizada em formato híbrido, permitindo a participação presencial e virtual. Em 2024, a conferência reuniu mais de 1,3 mil inscritos, entre representantes de governos, empresas e instituições financeiras de mais de 20 países. 

Serviço 

25ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol
Datas: 20 e 21 de outubro de 2025
Local: Grand Hyatt Hotel
Endereço: Av. das Nações Unidas, 13.301 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04578-000
Ingressos: https://www.datagroconferences.com/eventos/conferencia-internacional-datagro-2025/

Compartilhar

Episódio 27: Como a tecnologia está transformando as fábricas de açúcar?

Episódio 25: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Green Pool eleva previsão de déficit global de açúcar para 2026/27

O déficit global de açúcar previsto para a safra de 2026/27 será...

Últimas NotíciasDestaque

Temporal danifica estrutura do IAC e pode ter atingido até 40 mil hectares de cana na região de Ribeirão Preto

Secretaria de Agricultura afirma que os danos não comprometem a continuidade dos...

Últimas NotíciasDestaqueIndústria

Tecnologia usa CO₂ da fermentação para secar bagaço e elevar eficiência energética das usinas

Método aproveita o dióxido de carbono gerado na fermentação do etanol para...

Últimas Notícias

StoneX eleva projeção da safra 2026/27 para 641,1 milhões de toneladas e prevê recorde na produção de etanol

Consultoria revisa estimativa de moagem após melhora da produtividade agrícola, mas alerta...