Home Últimas Notícias Tereos paralisa temporariamente unidade de Severínia
Últimas NotíciasUsinas

Tereos paralisa temporariamente unidade de Severínia

tereos bate recorde
Compartilhar

A Tereos anunciou ontem, 24, que irá paralisar a unidade localizada em Severínia, SP. De acordo com Pierre Santoul, diretor presidente da Tereos Brasil, em carta enviada aos colaboradores, o cenário vivido pela companhia precisou ter a rota ajustada para manter a competitividade.

“A seca histórica que afetou a safra 21/22 de cana-de-açúcar trouxe desafios para todo o setor sucroenergético, impactando o volume de matéria-prima disponível para processamento. Com base nesse cenário, a fim de otimizar sua produção e sua logística, a Tereos Açúcar & Energia Brasil anuncia a paralisação temporária por um ano das operações da unidade Severínia, no noroeste do estado de São Paulo”, disse a companhia em nota.

Ainda de acordo com a Tereos, a decisão, estratégica para os negócios da companhia, visa otimizar o aproveitamento de cana nas demais unidades e não terá impacto sobre o volume de moagem previsto para a atual safra.

A partir de agora, a unidade de Severínia ficará em período de hibernação durante a safra 2022/23 e apenas os serviços de manutenção da planta serão mantidos. “Como todos vocês sabem e vivenciaram, enfrentamos na safra passada uma situação climática bastante desafiadora, como há muito não víamos, que teve reflexos em nosso volume de processamento de cana-de-açúcar e trouxe impactos importantes também para este ano”, afirmou em carta Santoul.

A maior parte dos funcionários de Severínia já foi realocada em outras unidades industriais da Tereos e os demais, cuja recolocação não foi possível, estão recebendo todo o apoio e suporte necessários neste momento de transição.
Durante o período de suspensão de atividades operacionais da unidade, a Tereos informou que continuará atuando de forma responsável junto à comunidade do munícipio de Severínia, mantendo seu suporte ao desenvolvimento social e econômico da região.

“Para aqueles que não conseguimos manter na empresa estamos oferecendo o suporte necessário e todo o apoio para que este momento de transição seja o mais respeitoso possível. Gostaria de lembrar que cada Unidade da Tereos tem a sua importância para a história que construímos no Brasil e aproveito para reconhecer a participação do time de Severínia em diversas conquistas que alcançamos nas safras anteriores”, disse.

Segundo nota da companhia, as perspectivas da  Tereos para o ano se mantêm inalteradas e a companhia segue com seu compromisso de construir um futuro sustentável pautado pela transparência no relacionamento com seus colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes e consumidores.

“Continuaremos priorizando o crescimento sustentável, entregando o que sabemos fazer bem aos nossos clientes, produtores, parceiros e investidores, com a certeza de que temos o melhor time em campo. Agradeço imensamente a todos vocês. E seguimos juntos e fortalecidos para vencer o que for preciso”, disse Santoul.

Safra 2022/23 vai ser melhor

Apesar disso, a Tereos iniciou a safra 2022/23 com expectativa mais otimista que a temporada anterior, dadas as condições climáticas menos desafiadoras. A expectativa é de processar 17 milhões de toneladas. De acordo com a companhia, o mix de produção deve continuar mais açucareiro, sendo que 65% devem ser destinados para a produção de açúcar e 35%, para etanol.

A companhia também começou a temporada com o que classifica como um “bom nível” de fixação de preços para o período, acima do que foi registrado na safra 2021/22, e que pode se manter para 2023/24.

“Temos uma perspectiva mais otimista, dadas as condições climáticas menos desafiadoras e preços de commodities em alta no momento. Com flexibilidade para trabalharmos nosso mix de produção, podemos nos adaptar a diferentes cenários”, afirmou o diretor-presidente da Tereos no Brasil, Pierre Santoul.

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol lidera queda dos combustíveis em maio, com recuo de 5,6% nas bombas, mostra Veloe/Fipe

Safra de cana no Centro-Sul amplia oferta do biocombustível e pressiona preços;...

Últimas Notícias

Impacto de tarifas dos Estados Unidos deve ser limitado para usinas sucroenergéticas

Governo americano não deve poupar açúcar, etanol, café solúvel, tilápia e uva...

Últimas Notícias

Detentores de debêntures e CRAs da Raízen farão assembleia sobre plano de recuperação

A Raízen divulgou que serão realizadas nesta quarta-feira, 3, assembleias gerais de...

Ometto
Últimas Notícias

Credores podem dar a Ometto opção futura de injetar capital na Raízen, dizem fontes

Detentores de títulos de dívida da Raízen trabalharam nesta terça-feira, 2, para...