Home Últimas Notícias Empresas europeias são acusadas de cartel no mercado de etanol
Últimas Notícias

Empresas europeias são acusadas de cartel no mercado de etanol

Foto/Divulgação - companhia belga Alcogroup
Compartilhar

As empresas belga Alcogroup e a sueca Agroetanol foram acusadas nesta quinta-feira, 7, por reguladores antitruste da União Europeia, de participarem de um cartel no mercado de etanol entre setembro de 2011 e maio de 2014, segundo informações da Reuters.

Se forem consideradas culpadas de irregularidades, as empresas podem receber multas de até 10% do faturamento global. O órgão de concorrência da EU já havia multado a espanhola Abengoa em 20 milhões de euros no ano passado por fraudar métricas do mercado de etanol. Na época, a Abengoa admitiu irregularidades em troca de uma multa reduzida.

A Alcogroup produz 900 milhões de litros de etanol combustível, 600 mil toneladas de produtos de alimentação de alta proteína (DDGS), 60 MW de eletricidade e e captura 500 mil toneladas de CO2 para estufas e uso alimentar e industrial, substituindo o CO2 de origem fóssil.  A companhia também está pesquisando o uso da glicose para a produção de bioplásticos e outras aplicações de concentrado proteico.

Já a sueca Agroetanol é a maior biorrefinaria da região nórdica e faz o refino de cereais e resíduos em etanol, proteína e dióxido de carbono. O etanol produzido é usado principalmente como combustível e até 5% de etanol está incluído na gasolina comum.

Os alvos da acusação, as empresas Alcogroup e a Agroetanol, discordaram da Comissão Europeia e poderão apresentar seus argumentos por escrito e solicitar uma audiência a portas fechadas antes que a Comissão tome uma decisão final. De acordo com o vice-presidente da Comissão, Margarethe Vestager, em comunicado divulgado pela Reuters,  há uma preocupação em relação a conduta das empresas, que pode prejudicar a concorrência no mercado de fornecimento de biocombustíveis.

“Com os preços dos biocombustíveis inflados artificialmente, os objetivos do Green Deal também são prejudicados”, afirmou Margarethe Vestager.

Com informações da Reuters

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para defensivos agrícolas

Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS O Supremo Tribunal Federal...

Últimas Notícias

Carf veta uso de despesas administrativas como crédito tributário pela Raízen

O Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) decidiu impedir que a Raízen,...

Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz moagem e etanol na safra 2025/26, mas eleva EBITDA ajustado

Até setembro, a Coruripe registrou queda de 27,8% no etanol, mas manteve...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes crescem 11,7% em julho e acumulam alta de 10,7% em 2025

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,15 milhões de toneladas...