Home Últimas Notícias Raízen inaugura nova planta de biogás
Últimas NotíciasUsinas

Raízen inaugura nova planta de biogás

Compartilhar

A Raízen inaugurou a pedra fundamental da primeira planta dedicada exclusivamente à produção de gás natural renovável (biometano), em Piracicaba (SP). A unidade, de acordo com nota da companhia, está prevista para ser inaugurada em 2023 e terá capacidade de produção de 26 milhões de metros cúbicos de gás natural renovável por ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 200 mil clientes residenciais.

A planta de Piracicaba é resultado de uma joint venture entre a Raízen e a Geo Energética. Ela será a segunda unidade de biogás da Raízen Geo Biogás. A primeira está localizada em Guariba, SP, e utiliza como matéria-prima a vinhaça e a torta de filtro, subprodutos da cana-de-açúcar usada pela empresa. O biometano é um gás oriundo do biogás.

De acordo com o vice-presidente de açúcar e renováveis da Raízen, Francis Queen, a nova planta amplia o portfólio da empresa em energia sustentável. “Investimentos como esse refletem nossa busca constante por soluções para transição energética global”, destaca Queen.

A totalidade da produção da nova planta foi comercializada para a Yara Brasil Fertilizantes e para a Volkswagen do Brasil, em contratos de longo prazo. A Yara receberá 20 mil m³ de gás natural renovável por dia para a produção de hidrogênio e amônia verde. A Volkswagen receberá 50 mil m³ diariamente, sendo a primeira montadora no Brasil a utilizar biometano na produção de suas fábricas.

Segundo a Raízen, serão gerados cerca de 250 empregos diretos e indiretos durante a construção da planta e o investimento aproximado é de R$ 300 milhões.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão do CONSECANA-SP com novas regras e maior segurança para toda cadeia

Memorando celebrado em Ribeirão Preto estabelece ajustes na remuneração da cana e...

Últimas Notícias

VLI e bp renovam parceria para operação multimodal de açúcar

Companhias assinam novos contratos para movimentação da commodity pela Ferrovia Centro-Atlântica e...

Últimas Notícias

EUA: produção de etanol avançou para 1,120 milhão de bdp na última semana

Estoques do biocombustível subiram 2,4% no período, para 26,699 milhões de barris...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes cresceram 5,3% em janeiro

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 3,87 milhões de toneladas...