Home Últimas Notícias Arnaldo Jardim deve apresentar projeto que cancela adiamento das metas do RenovaBio
Últimas Notícias

Arnaldo Jardim deve apresentar projeto que cancela adiamento das metas do RenovaBio

A expectativa do deputado Arnaldo Jardim com o PDL é que o governo também abra diálogo sobre as metas do RenovaBio do ano que vem e que apresente sua proposta de aperfeiçoamento do programa.
Compartilhar

O presidente da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) informou, durante o evento Global Agribusiness Forum (GAF) 2022, que acontece em São Paulo (SP), que está preparando um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende o adiamento das metas de compra de créditos de descarbonização (CBios).

“A minha intenção é apresentar o projeto e ele ser analisado e deliberado pela Câmara”, disse o deputado, conforme divulgado pela Agência Estado.

Esse projeto é uma resposta à decisão do governo federal de alterar o prazo de cumprimento de aquisição dos ativos ambientais dentro do programa RenovaBio, voltado à política nacional de biocombustíveis. A prorrogação ocorreu na última semana, quando o limite de cumprimentos pelas distribuidoras foi estendido de dezembro de 2022 para setembro de 2023.

Segundo o parlamentar, a decisão do governo foi excessiva” e “abrupta. “Achamos que houve uma ruptura do diálogo, porque o diálogo impõe previsibilidade”, disse.

Na avaliação do parlamentar, conforme também reportado pela Agência Estado,  a escassez de CBios no mercado foi a responsável pela escalada dos preços dos ativos, que os aproximou dos R$ 200. Foi desse cenário que surgiu a discussão da reformulação das metas anuais. “Se o governo tivesse mantido a meta de mistura do biodiesel teria uma volume muito maior de CBios no mercado. É oferta e procura, teria uma pressão baixista”, afirmou Jardim.

A expectativa do deputado com o PDL é que o governo também abra diálogo sobre as metas do RenovaBio do ano que vem e que apresente sua proposta de aperfeiçoamento do programa. “Dialogar e imaginar em aperfeiçoamentos, ok. Comprometer o RenovaBio e os CBios, não”, afirmou ele.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...