Home Últimas Notícias Raízen realiza workshop para manejo da broca da cana em Ribeirão Preto (SP)
Últimas Notícias

Raízen realiza workshop para manejo da broca da cana em Ribeirão Preto (SP)

Canavial Raízen drones pulverizadores
Compartilhar

Empresa reuniu produtores rurais para apresentar novas estratégias de controle de uma das principais pragas da cultura da cana
A Raízen, empresa integrada de energia e maior produtora de açúcar e etanol do Brasil, tem promovido diversas iniciativas que incentivam as boas práticas agrícolas entre seus fornecedores, principalmente, por meio de sua oferta de valor integrada. Nesta semana, a companhia realizou, um evento que reuniu agroempresários dedicados à produção de cana-de-açúcar no interior de São Paulo e de Minas Gerais para o Workshop Manejo de Broca.

Durante o encontro, Alexandre de Sene Pinto, pesquisador e professor do centro universitário Moura Lacerda e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), apresentou a palestra “Manejo da broca”, na qual mostrou estudos sobre o controle efetivo da praga. Logo depois, Eduardo Fonseca Ivan, engenheiro agrônomo de desenvolvimento de mercado da Koppert Brasil, explicou como algumas soluções tecnológicas como a ferramenta e-Trap, por exemplo, estão ajudando a combater a proliferação deste tipo de praga no campo.

A plataforma digital da e-Trap faz a gestão de informações das armadilhas distribuídas nos canaviais e a startup já monitorou mais de 1 milhão de hectares de janeiro de 2021 a junho de 2022. O grande diferencial dessa tecnologia é que ela consegue indicar o nível de infestação de cada área, gerando dados para a melhor tomada de decisão em relação ao manejo. Esta é uma solução similar às armadilhas convencionais que a Raízen já utiliza em seus canaviais, mas a novidade são os QR Codes das armadilhas que permitem seu georreferenciamento e gerenciamento em uma plataforma on-line.
“Este evento faz parte de uma série de iniciativas desenvolvidas pela Raízen para apoiar seus fornecedores na adoção de manejos mais eficientes e sustentáveis. A companhia vem apostando no Manejo integrado de Pragas (MIP) como parte de sua oferta de integrada para seus parceiros. Prova disso é que a Raízen iniciou um projeto-piloto de 40 mil hectares na safra 2018/19 e já no ano seguinte expandiu o método para 30% das áreas, chegando a sua totalidade na safra 20’21”, explica o diretor de negócios da Raízen, Ricardo Berni.
Vale destacar ainda que, a Raízen também desenvolveu um manual de boas práticas e hoje trabalha com diversos pacotes de investimento para controle da broca voltados aos produtores rurais. Desta maneira, a companhia compartilha um benchmark como guia para que cada fornecedor tenha a liberdade de escolher o manejo mais apropriado para a sua realidade.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...