Home Últimas Notícias Feplana participa de oficialização da entidade da agricultura irrigada do Brasil
Últimas Notícias

Feplana participa de oficialização da entidade da agricultura irrigada do Brasil

irrigação de can
Foto ilustrativa (Crédito: Irrigabrasil)
Compartilhar

Nesta quinta-feira (18), dois meses depois do lançamento simbólico da Rede Nacional de Irrigantes (Renai) em Brasília, a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), que é uma das 81 entidade agrícolas integrantes, participou do evento digital onde foi apresentado e assinado o estatuto.

A Renai é a primeira entidade oficial no Brasil que tem como objetivo a valorização da agricultura irrigada e tais tecnologias para triplicar a produção nacional.

A cana-de-açúcar é uma das culturas agrícolas a ser bastante beneficiada com o avanço da irrigação, sendo a Renai fundamental para a evolução desta questão junto aos poderes públicos. “A produtividade da cana pode aumentar em 50 a 80 vezes. Com irrigação, será possível produzir 120 litros de etanol por tonelada de cana ao invés dos 80 litros atuais. Além disso, evita perdas em função das instabilidades do clima”, destaca Paulo Leal, presidente da Feplana.

Em dados apresentados pela Renai, ficou demonstrado que o Brasil é um dos poucos países do mundo com uma capacidade de triplicar sua área irrigada de forma sustentável. O País possui cerca de 8,2 milhões de hectares irrigados (3,3% do total da área plantada), mas poderá chegar a 55 milhões de hectares – o maior potencial de crescimento no mundo.

“Portanto, a partir de agora, de forma oficial, articulada e muito unificada, a Feplana e outras 80 entidades rurais de várias culturas e regiões do país através da Renai, que tem como presidente do conselho, Luiz Roberto Barcelos, defenderá a irrigação como uma questão central na interlocução junto ao Governo Federal, Congresso, mídia e à sociedade civil”, fala Leal.

Compartilhar
Artigo Relacionado
cigarrinha cana
DestaqueAgrícolaÚltimas Notícias

Nova espécie de cigarrinha-da-raiz é identificada no Brasil e liga alerta na canavicultura

Pesquisa divulgada pelo Jornal da Unesp confirma a existência da Mahanarva diakantha,...

Últimas Notícias

StoneX projeta alta de 9,3% na produção de etanol do Centro-Sul em 2026/27 com avanço do milho e maior oferta de cana

A StoneX divulgou nesta quarta-feira, 26, sua primeira revisão para a safra...

Últimas Notícias

Kepler Weber vai construir unidade de armazenagem de 240 mil t para São Martinho

A Kepler Weber fechou contrato com a São Martinho para construir uma...

Últimas Notícias

Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil com dois voos diários na Bahia

A Vibra Energia iniciará neste mês o abastecimento de voos comerciais com...