Home Últimas Notícias Etanol aditivado promete ser 100% contra corrosão
Últimas Notícias

Etanol aditivado promete ser 100% contra corrosão

etanol
Foto/Ilustração- Abastecimento
Compartilhar

Vibra, distribuidora de combustíveis e companhia multienergia do Brasil, lançou uma nova geração de biocombustível, que será comercializado na rede de postos Petrobras.

Trata-se do Etanol Grid que conta com a tecnologia batizada de “Tecno 3”, desenvolvida em parceria com a Basf. Ela possui uma nova seleção de aditivos que agregam propriedades não existentes no etanol comum.

De acordo com a Vibra, “ela proporciona limpeza, proteção e economia, por contribuir para um menor gasto com a manutenção do motor. Tecno 3 inclui ainda os mais avançados modificadores de fricção, detergentes e anticorrosivos”.

Remoção de depósitos e proteção contra ferrugem

A nova fórmula promete reduzir a formação de depósitos de resíduos e remove os já existentes. “Em nossos testes demonstramos que a nova geração do Etanol Grid remove até 52% desses depósitos. Esses testes confirmaram o que outros estudos publicados já haviam indicado: o etanol comum, assim como outros combustíveis, também forma depósitos em válvulas de admissão e em injetores”, afirma a empresa em nota.

A Vibra ressalta que o novo produto também protege 100% contra ferrugem, enquanto nos testes realizados o etanol comum foi responsável por 25 a 50% de ferrugem no corpo de prova. A nova tecnologia diminuiu em até 36% o desgaste entre peças metálicas quando comparado com o etanol comum.

Combustível de transição

A Vibra enxerga o etanol como um combustível da transição. Segundo o relatório de frota circulante publicado pelo Sindipeças este ano, mais de 70% da frota de automóveis do país é flex.

A decisão de várias montadoras de interromper a produção de veículos a combustão até 2035 vão elevar progressivamente a presença de veículos híbridos e elétricos na frota. Isso vai favorecer o uso do etanol, que emite menos da metade de CO2 por quilômetro rodado.

“O mercado de etanol ainda vai crescer e, à medida que ficar mais competitivo, irá ocupar um espaço ainda maior. A nossa expectativa é de que o etanol aumente a sua participação de mercado em mais ou menos 10%, até 2030”, conta Maurício Fontenelle, diretor de Produtos e Marcas da Vibra, em nota divulgada.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...