Home Últimas Notícias Produtividade dos canaviais do Centro-Sul sobe 7,5% na safra até novembro, diz CTC
Últimas Notícias

Produtividade dos canaviais do Centro-Sul sobe 7,5% na safra até novembro, diz CTC

Foto/Ilustrativa (Crédito: RPAnews)
Compartilhar

A produtividade da cana-de-açúcar da safra 2022/23 manteve a tendência de alta em novembro no Centro-Sul do Brasil e marcou avanço de 7,5% desde abril, quando começa oficialmente a moagem na principal região produtora do país, afirmou nesta sexta-feira, 16, o boletim do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

A média dos oito primeiros meses da safra, quando o setor processa a grande maioria da matéria-prima prevista, atingiu 73 toneladas por hectare, versus 68 t/ha no mesmo período de 2021/22.

“A safra 2022/23 está sendo marcada pela recuperação da produtividade agrícola dos canaviais, devido principalmente ao maior volume e melhor distribuição das chuvas registrado na maioria das regiões produtoras de cana-de-açúcar”, disse o CTC.

Na temporada passada, além da seca, o setor sofreu com geadas.

Regionalmente, as produtividades foram praticamente todas superiores às registradas na safra passada, com exceção de Mato Grosso do Sul (-1,6%).

Os destaques positivos foram de São José do Rio Preto (+20,8), Araçatuba (+15,6) e São Paulo (+10,6).

Em novembro, a média da produtividade dos canaviais na região Centro-Sul atingiu 69,4 to/ha, 6,4% a mais do que no mesmo mês da safra 2021/22.

No acumulado de abril a novembro, a qualidade de matéria-prima (ATR) foi praticamente igual à da safra anterior, variando menos de 0,5% em relação à 2021, para 137,4 quilos por tonelada de cana.

Segundo o CTC, destacam-se com ATR superior ao ciclo anterior as regiões de Goiás e Minas Gerais, que tiveram aumento no acúmulo de sacarose principalmente devido ao regime hídrico que não foi tão expressivo nessas localidades.

 

Reuters
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Petróleo cai à espera de diálogo entre Irã e Estados Unidos

As cotações do petróleo fecharam com leve baixa nesta segunda-feira, 23, à...

açucar
Últimas Notícias

Preços do açúcar sobem com fortalecimento do real brasileiro

Os preços do açúcar registraram forte alta na segunda-feira, com o contrato...

Após iniciar sua safra oficialmente ontem, dia 3 de março de 2020, a Usina Batatais afirmou hoje, em coletiva de imprensa, que espera moer 4,150 milhões de t de cana-de-açúcar
Últimas NotíciasDestaque

Usinas Batatais e Cevasa registram retração operacional e prejuízo no 3º trimestre da safra 2025/26

As usinas Batatais e a Cevasa registraram no terceiro trimestre da safra...

OpiniãoÚltimas Notícias

Açúcar: quando o preço encosta no custo, a assimetria começa

O mercado futuro de açúcar em NY encerrou a sexta-feira com o...