Home Últimas Notícias Produtividade dos canaviais do Centro-Sul sobe 7,5% na safra até novembro, diz CTC
Últimas Notícias

Produtividade dos canaviais do Centro-Sul sobe 7,5% na safra até novembro, diz CTC

Foto/Ilustrativa (Crédito: RPAnews)
Compartilhar

A produtividade da cana-de-açúcar da safra 2022/23 manteve a tendência de alta em novembro no Centro-Sul do Brasil e marcou avanço de 7,5% desde abril, quando começa oficialmente a moagem na principal região produtora do país, afirmou nesta sexta-feira, 16, o boletim do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

A média dos oito primeiros meses da safra, quando o setor processa a grande maioria da matéria-prima prevista, atingiu 73 toneladas por hectare, versus 68 t/ha no mesmo período de 2021/22.

“A safra 2022/23 está sendo marcada pela recuperação da produtividade agrícola dos canaviais, devido principalmente ao maior volume e melhor distribuição das chuvas registrado na maioria das regiões produtoras de cana-de-açúcar”, disse o CTC.

Na temporada passada, além da seca, o setor sofreu com geadas.

Regionalmente, as produtividades foram praticamente todas superiores às registradas na safra passada, com exceção de Mato Grosso do Sul (-1,6%).

Os destaques positivos foram de São José do Rio Preto (+20,8), Araçatuba (+15,6) e São Paulo (+10,6).

Em novembro, a média da produtividade dos canaviais na região Centro-Sul atingiu 69,4 to/ha, 6,4% a mais do que no mesmo mês da safra 2021/22.

No acumulado de abril a novembro, a qualidade de matéria-prima (ATR) foi praticamente igual à da safra anterior, variando menos de 0,5% em relação à 2021, para 137,4 quilos por tonelada de cana.

Segundo o CTC, destacam-se com ATR superior ao ciclo anterior as regiões de Goiás e Minas Gerais, que tiveram aumento no acúmulo de sacarose principalmente devido ao regime hídrico que não foi tão expressivo nessas localidades.

 

Reuters
Compartilhar
Artigo Relacionado
etanol
Últimas Notícias

Etanol registra queda maior que a gasolina na primeira quinzena de agosto

O etanol fechou a primeira quinzena de agosto a R$ 4,35 o...

Últimas Notícias

CRV Industrial promove inclusão feminina com projeto “Mulheres na Condução”

Iniciativa pioneira reforça os compromissos de diversidade, equidade de gênero e sustentabilidade...

Últimas Notícias

Bevap capta R$ 21 milhões com FIDC para financiar produtores rurais

Fundo foi estruturado por Datagro Financial e Milenio Capital; iniciativa foi projetada...