Home Etanol Etanol: vendas de etanol anidro sobem 7,64% na safra 2022/23
EtanolÚltimas Notícias

Etanol: vendas de etanol anidro sobem 7,64% na safra 2022/23

Compartilhar

No acumulado de abril de 2022 até 15 de janeiro de 2023, foram comercializados 11,67 bilhões de litros de hidratado carburante (+0,31%) e 8,64 bilhões de litros de etanol anidro (+7,64%).

Na primeira quinzena do mês de janeiro, de acordo com o levantamento da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia), as unidades produtoras do Centro-Sul comercializaram 903,82 milhões de litros de etanol, representando aumento de 1,90% em relação ao mesmo período da safra 2021/2022.

No mercado carburante, o volume de etanol hidratado comercializado totalizou 399,80 milhões de litros, o que significa uma queda de 1,42% em relação ao mesmo período da safra anterior. A retirada de etanol anidro carburante pelas distribuidoras, por sua vez, atingiu a marca de 451,19 milhões de litros, registrando crescimento de 9,77%.

Os números indicam que houve maior retirada de etanol das unidades produtoras na segunda quinzena de dezembro na expectativa de restabelecimento dos tributos sobre combustíveis. Esse movimento no final de dezembro explica, ao menos parcialmente, a menor venda de etanol pelas unidades do Centro-Sul na primeira quinzena de janeiro deste ano.

Produção de etanol de milho cresceu 26,41%

No acumulado desde o início do atual ciclo agrícola até 15 de janeiro, a fabricação do biocombustível totalizou 27,67 bilhões de litros (+3,29%), sendo 15,90 bilhões de etanol hidratado (-0,31%) e 11,78 bilhões de anidro (+8,59%).

No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol de milho atingiu 3,44 bilhões de litros – avanço de 26,41% na comparação com igual período do ano passado.

Na primeira quinzena de janeiro, 208,25 milhões de litros (+43,31%) de etanol foram fabricados pelas unidades do Centro-Sul. Do volume total produzido, o etanol hidratado alcançou 96,66 milhões de litros (-12,87%), enquanto a produção de etanol anidro totalizou 111,59 milhões de litros (+224,55%).

Do total de etanol fabricado na primeira metade de janeiro, 90% foram fabricados a partir do milho, registrando produção de 187,01 milhões de litros neste ano contra 143,27 milhões de litros no mesmo período do ciclo 2021/2022 – avanço de 30,53%.

Mercado de CBios

Dados da B3 registrados até o dia 24 de janeiro indicam a emissão de 2,01 milhões de CBios em 2023. Até a data supracitada, a parte obrigada do programa RenovaBio havia adquirido cerca de 34,9 milhões de créditos de descarbonização.

Esse volume representa 95% da meta de aquisição total para o ano de 2022, cujo prazo
de cumprimento foi postergado até setembro de 2023. Com essa medida, as distribuidoras de combustíveis, que constituem a parte obrigada no programa, deverão, em 2023, aposentar uma quantidade de CBios equivalente às metas de 2022 e do ano corrente.

Assim, além dos 36,72 milhões de créditos considerados débitos de 2022, um adicional de cerca de 35,45 milhões referentes à meta de 2023 devem ser adquiridos e aposentados para que o compromisso de redução de emissões proposto pelo programa seja mantido.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Jalles projeta recuperação da produtividade e amplia investimentos em irrigação na safra 2026/27

Companhia prevê moagem de 7,8 milhões de toneladas de cana, crescimento de...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaquePopular

Sensores, plataformas digitais e automação transformam a gestão da irrigação nas usinas

Monitoramento de solo, planta, clima e sistema hidráulico ampliam a precisão das...

Últimas Notícias

Perspectiva de um El Niño intenso traz mudanças para mercado global de açúcar

Com a formação do fenômeno climático El Niño já confirmada, especialistas consideram que...

Últimas NotíciasDestaque

Cerradinho Bio amplia lucro em 90% na safra 2025/26 e registra crescimento na produção de açúcar

Companhia encerra a safra 2025/26 com EBITDA de R$ 1,5 bilhão, crescimento...