O senador republicano dos EUA Mike Lee, de Utah, quer apoio de colegas para assinar uma carta se opondo ao plano do governo Biden de incluir veículos elétricos no programa de combustível renovável do país, argumentando que a proposta é um ataque ao motor de combustão interna.
De acordo com reportagem da Reuters, o esforço representa a mais recente tentativa de um legislador federal de um estado de refino de se opor a medidas políticas que possam minar a demanda por combustíveis fósseis. Mas está recebendo resistência da indústria de biocombustíveis, que optou por se alinhar com a indústria de veículos elétricos (EV) como combatentes das mudanças climáticas, em vez da indústria de refino em defesa dos combustíveis líquidos.
Em questão está uma proposta do governo Biden que permitiria, pela primeira vez aos fabricantes de veículos elétricos, entrar em um mercado multibilionário de créditos de combustíveis renováveis negociáveis sob o Padrão de Combustível Renovável (RFS).
Os fabricantes de veículos elétricos, como a Tesla, poderiam gerar os créditos, conhecidos como RINs, e vendê-los para refinarias, se pudessem provar que os carros e caminhões que fabricam são movidos por eletricidade de usinas que queimam biocombustíveis.
Sob o RFS, os refinadores são obrigados a misturar volumes crescentes de biocombustíveis ou comprar um número equivalente de créditos. Tem sido um boom econômico para os produtores de milho e os estados do Centro-Oeste que apoiam a produção de etanol, mas as pequenas refinarias argumentam que seus custos de conformidade ameaçam sua existência e milhares de empregos.
Na carta proposta que circula por Lee, ele diz que a chamada proposta E-RIN para incluir veículos elétricos representa um exagero para um programa projetado para combustíveis líquidos e carece de qualquer tentativa realista de provar que a eletricidade gerada pelo biogás, como o metano, é realmente alimentando um carro.
Ele chamou isso de “tentativa do governo Biden de estimular o mercado de veículos elétricos com a intenção de destruir a demanda pelo motor de combustão interna e não dar aos consumidores escolha a não ser dirigir veículos elétricos”, de acordo com a carta que Reuters teve acesso.
Um dos autores da carta é lobista da HollyFrontier Corp, que possui uma refinaria em Utah. Lee Lonsberry, porta-voz de Lee disse que o rascunho da carta é resultado da consulta a vários parceiros do setor afetados por essas regras.
Um e-mail distribuído por um grupo de defensores do biocombustível à equipe do Congresso instou os legisladores a não assinarem a carta, apontando que a indústria apoia o plano de Biden de incluir EVs no Padrão de Combustível Renovável, embora veja alguns problemas.
Informações da Reuters/Tradução RPAnews