Home Últimas Notícias Produção de etanol deve atingir 6 bilhões de litros
Últimas Notícias

Produção de etanol deve atingir 6 bilhões de litros

Imagem/Ilustrativa: RPAnews
Compartilhar

Com foco no fortalecimento da cadeia de biocombustíveis, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com a União Nacional do Etanol do Milho (Unem) nessa terça-feira (7), oportunidade em que o setor apresentou a projeção de nova safra recorde para o ciclo 2023/2024.

São estimados 6 bilhões de litros de etanol de milho, o que representa cerca de 19% de todo o etanol consumido no Brasil. O crescimento na produção em relação ao ciclo atual é de 36,7%.

“Os números positivos do setor caminham no sentido da sustentabilidade e da geração de empregos pela qual estamos trabalhando”, comentou o ministro. Isto porque uma das vantagens do etanol de milho brasileiro na comparação com o combustível produzido pelos Estados Unidos são as características da agricultura tropical que permitem a produção de alimentos, biocombustíveis e fibras em sistema de rotação de culturas e plantio direto, viabilizando de duas a três safras em um mesmo ano, segregando insumos, compartilhando operações e otimizando a rota e o uso do solo.

De acordo com o presidente-executivo da Unem, Guilherme Nolasco, o etanol de milho de segunda safra trouxe renda e previsibilidade ao produtor rural , possibilitando o aumento na área plantada e produtividade sem a necessidade de incorporar novas áreas de fronteiras para a exploração.

Além disso, o setor investe nas florestas plantadas, utilizando o eucalipto para a geração de vapor e energia na produção de etanol e cogeração para o sistema nacional, diferentemente de outros países que se utilizam de matriz fóssil.

Para a produção recorde, três novas indústrias devem atuar na produção, totalizando 21 autorizadas até meados do ciclo 2023/2024. Entre as propostas para fortalecimento do setor, está o desenvolvimento e a consolidação de programas como o Renovabio, que tem como objetivo o aprimoramento das políticas e aspectos regulatórios dos biocombustíveis.

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasOpinião

O que já era esperado para o início da safra 2026/27 se concretiza

O primeiro terço da Safra 2026/27 aponta aumento da produtividade (TCH –...

OpiniãoÚltimas Notícias

Etanol entre o velho motor a combustão e a descarbonização: caminhos para o Brasil industrial

Por quase cinco décadas o etanol brasileiro foi tratado como um assunto...

Últimas Notícias

Governo publica medida provisória que trata da renegociação das dívidas rurais

Estimativa é alcançar mais de R$ 100 bilhões em débitos de produtores...

Últimas NotíciasDestaque

E32 pode eliminar importação de 800 milhões de litros de gasolina por ano, diz UNICA

A ampliação da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina para 32%...