Home Últimas Notícias Produção de cana-de-açúcar em MS deve crescer 9,5%, de acordo com Biosul
Últimas Notícias

Produção de cana-de-açúcar em MS deve crescer 9,5%, de acordo com Biosul

Compartilhar

A produção de cana-de-açúcar da nova temporada (2023/24)  no Mato Grosso do Sul deve crescer 9,5%, atingindo 47,6 milhões de toneladas. Como consequência, serão 19,5% a mais de açúcar, 1,741 milhão, 14,5% a mais de etanol, cerca de de 3,7 bilhões de litros e 2,57 milhões de MWh, 9,5% a mais do que na temporada 2022/23, que está acabando.

O Mato Grosso do Sul encerra a temporada 2022/23 na sexta-feira, 31 e a estimativa da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do MS) é de uma moagem um pouco acima das 43,5 milhões de toneladas, volume atingido até a primeira quinzena de março.

Segundo o diretor-executivo da Biosul, Érico Paredes, na abertura da Expocanas 2023, em Nova Alvorada do Sul, o volume processado no acumulado da safra até o dia 15 de março já é 11,49% maior do que o registrado em todo o ciclo anterior, que foi de 40,9 milhões de toneladas.

A fabricação de açúcar passou de 1,378 milhão de toneladas para 1,457 milhão de toneladas (alta de 5,7%). Já a de etanol cresceu 33,3%, saltando de 2,4 bilhões de litros para 3,2 bilhões. O biocombustível também contabiliza a produção feita a partir de milho, que representou 21% do total. Já a bioeletricidade disponibilizada exportada cresceu de 5,42%, avançando de 2,21 milhões de MWh para 2,33 milhões de MWh.

O MS se manteve, conforme a Biosul, como o quarto maior produtor brasileiro de cana, de etanol e de bioeletricidade e o quinto de açúcar. Segundo Paredes, o setor entra em uma terceira fase de expansão no estado. “Além de ampliação do parque industrial, contamos com a chegada de novas unidades que devem entrar em operação já neste novo ciclo”, disse durante evento.

Além das usinas de processamento de cana-de-açúcar, ele aponta que uma das novidades na safra prestes a ser encerrada foi o início do processamento de etanol de milho, com a entrada em operação de uma unidade em Dourados, em 2022.

Com informações do G1

Compartilhar
Artigo Relacionado
geada cana
Últimas Notícias

Geadas podem impactar significativamente canaviais, de acordo com StoneX

Levantamento da StoneX mostra como geadas e temperaturas abaixo de 5 °C...

Últimas Notícias

CRV Industrial recebe executivos da Wilmar International e reforça parcerias estratégicas

Visita de representantes da Nova Zelândia e do Brasil destaca integração global...

DestaqueÚltimas Notícias

Chuvas impactam colheita e moagem atinge 38,78 milhões de toneladas no início de junho

Na primeira quinzena de junho, as usinas da região Centro-Sul processaram 38,78...

Últimas Notícias

E30 eleva demanda por etanol em 1 bi L na safra, mas sem afetar preço, prevê Cerradinho

A CerradinhoBio estima um crescimento significativo na demanda por etanol a partir...