Home Açúcar Índia não deve permitir exportação de açúcar até primeiro semestre de 2024
AçúcarÚltimas Notícias

Índia não deve permitir exportação de açúcar até primeiro semestre de 2024

Compartilhar

A Índia não considera permitir exportações de açúcar até pelo menos a primeira metade da próxima temporada, já que o governo teme que o padrão climático El Niño possa reduzir as chuvas e prejudicar a produção, disseram fontes do governo nesta segunda-feira, 12.

A Índia, segundo maior exportador de açúcar do mundo, geralmente decide a quantidade de adoçante que as usinas podem exportar antes do início do novo ano comercial, em 1º de outubro. O atraso nos embarques da Índia pode sustentar os preços globais do açúcar, que tem sido negociado perto de máximos de vários anos.

“O clima é um grande fator negativo. No ano passado, apesar das boas chuvas de monção, a produção de açúcar caiu. Este ano, com o El Niño, não podemos correr o risco de permitir exportações mais cedo”, disse um alto funcionário do governo que não quis ser identificado devido a regras oficiais.

“Em qualquer safra de açúcar, leva pelo menos alguns meses para ter uma ideia clara sobre a produção, e é por isso que vamos esperar até que haja um cenário absolutamente claro”, disse outro funcionário do governo, que também não quis se identificar. “No que diz respeito às exportações, não teremos pressa alguma”.

Um porta-voz do governo não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. No início da atual temporada de açúcar, que segue até 30 de setembro de 2023, a indústria estimou a produção deste ano em 36 milhões de toneladas, projeção que já foi reduzida para 32,8 milhões de toneladas.

Devido à menor produção, a Índia permitiu exportações de 6,1 milhões de toneladas para esta temporada. Como a cota está esgotada, a Índia não está exportando açúcar.

Reuters
Compartilhar

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasOpinião

Quem deve liderar a transformação da gestão agrícola de uma usina?

Nos últimos anos, o setor sucroenergético passou a operar em um ambiente...

Últimas Notícias

Frota pesada: biometano une potencial energético à baixa emissão de carbono na operação

Com painéis dedicados ao tema, FenaBio conecta conteúdo técnico, inovação e negócios...

açucar
Últimas Notícias

Chuvas impulsionam recuperação pontual dos preços do açúcar cristal em São Paulo, diz Cepea

Apesar da reação no início de julho, média semanal do açúcar recuou...

Últimas Notícias

Preços do etanol acumulam queda de mais de 12% no primeiro trimestre da safra 2026/27, aponta Cepea

Maior oferta de etanol de cana e de milho pressionou as cotações...