Home Últimas Notícias Safra de cana 2022/23 atinge recorde na Paraíba, com 7,43 milhões de toneladas
Últimas Notícias

Safra de cana 2022/23 atinge recorde na Paraíba, com 7,43 milhões de toneladas

Foto/Ilustrativa (Crédito: RPAnews)
Compartilhar

O estado da Paraíba a previsão é de alta significativa no volume de produção de cana-de-açúcar, com um total de 7,43 milhões toneladas. Deste total, 3,97 milhões de toneladas são de canas cultivadas por produtores ligados à Asplan (Associação de Plantadores de Cana da Paraíba).

De acordo com o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, em entrevista à imprensa, a atual safra também foi superior a safra passada (2021/22), que processou 5,69 milhões de toneladas, e que das safras 2020/21 e 2019/20, quando foram moídas 6,08 milhões t e 6,06 milhões, respectivamente.

A Paraíba é o terceiro maior produtor de cana do Nordeste, sendo Alagoas e Pernambuco os estados que mais produzem. “Essa safra foi marcada pelo aumento do preço da tonelada de cana e por boas chuvas, de forma que o resultado foi bem positivo e com um patamar de produção maior que as três safras anteriores”, afirmou o presidente da Asplan.

Do volume de 3,97 milhões de toneladas de cana cultivada por produtores ligados à Asplan, 66,71% são oriundas de grandes produtores, 11,60% de médios, 15,49% de pequenos e 6,19% de micro produtores.

A Asplan classifica como grandes aqueles que produzem acima de 10 mil toneladas; médios são os que produzem entre 5 mil e 10 mil; e pequenos ão os que cultivam de 1 mil até 5 mil toneladas. E micros, os que atingem até 1 mil toneladas.

A safra da Paraíba considera a produção de cana de fornecedores ligados à Asplan e à cana própria e de acionistas das sete indústrias em atividade no estado: Monte Alegre, Agroval, Japungu, Giasa, Tabu, Miriri e Pemel. A atual safra começou em julho do ano passado e foi encerrada em maio, mas os dados consolidados só foram divulgados recentemente.

Com informações do jornal PB Agora

Compartilhar
Artigo Relacionado
A retomada da economia esperada para até o final de 2020, com o reequilíbrio do preço do petróleo no mercado mundial e um cenário construtivo de preço para a gasolina ao final da safra canavieira, pode estimular o preço de etanol para o final ano.
Últimas Notícias

Delta Energia anuncia novo diretor de Biocombustíveis para acelerar sua estratégia nesse segmento

Daniel Goulart assume a liderança da área de negócios para impulsionar a...

Últimas Notícias

ANP identifica falhas que levaram funcionário da usina Lins à morte

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) identificou quatro...

Últimas Notícias

Usina da Adecoagro é multada em R$ 12 milhões por incêndio em canavial

Um incêndio de grandes proporções em um canavial, que provocou pânico e...

CBios
Últimas Notícias

Mercado de CBios mostra recuperação, mas excesso de oferta mantém preços sob pressão

Preços médios dos Cbios no ano-meta 2025 estão em R$ 63,3 por...