Home Últimas Notícias Fernando Haddad e distribuidoras discutem aspectos do RenovaBio
Últimas Notícias

Fernando Haddad e distribuidoras discutem aspectos do RenovaBio

Renovabio
Compartilhar

Federação Nacional das Distribuidoras quer transferir obrigatoriedade de compra dos créditos de descarbonização para refinarias

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se nesta quinta-feira, 15, com o presidente da Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis (Brasilcom), Maurício Rejaile, e o vice-presidente Abel Leitão, para discutir aspectos do programa nacional de incentivo à produção de biocombustíveis.

A federação argumenta que alguns pontos do RenovaBio prejudicam as pequenas distribuidoras, pois o programa obriga a compra dos créditos de descarbonização emitido pelas usinas de etanol e outros biocombustíveis. Segundo a entidade, quem deveria pagar essa conta é o elo mais poluente da cadeia do segmento, as refinarias.

Rejaile afirmou que os dados apresentados na reunião surpreenderam o ministro, que não conhecia integralmente o programa. Na visão do executivo, Haddad considerou justas as reivindicações do setor e se comprometeu a apresentar mudanças que aprimorem o mercado de distribuição.

“O ministro se mostrou bastante interessado em nossas reivindicações e até surpreso com alguns fatos apresentados. Disse que vai atuar junto ao governo na busca para uma solução justa e que atenda ao setor”, disse Rejaile.

A federação diz que a modelagem do programa prejudica as pequenas distribuidoras, que pagam os créditos e acumulam dificuldades operacionais com a despesa. O resultado é uma dificuldade a mais na entrada de novos players no mercado.

A Brasilcom também pleiteia que os créditos de carbono do RenovaBio sejam incorporados ao programa nacional de mercado de carbono. Isso porque o marco regulatório, que tramita no Senado na forma do PL (Projeto de Lei) 2.148 de 2015, determina que mais as fontes que poluem devem compensar as emissões com a compra de títulos.

Poder 360/ Eric Napoli

Compartilhar

Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Governo atualiza regras do zoneamento para plantio de cana-de-açúcar no Brasil

Nova versão do Zoneamento Agrícola de Risco Climático redefine áreas aptas, critérios...

Com a alta do dólar e com o cenário imprevisível para o câmbio para o restante do ano, como o produtor de cana, que não antecipou suas compras para os tratos culturais, tão necessários pós-colheita, saberá o melhor momento para compra destes insumos?
Últimas NotíciasOpinião

Opinião: por que 2026 tende a ser um ano de juros elevados no Brasil?

Inflação de serviços resiliente, risco fiscal elevado e ano eleitoral limitam o...

Últimas Notícias

Embraer dá primeiro passo para seu avião agrícola movido a etanol voar no exterior

Empresa firmou parceria com usina da Argentina para prospectar mercado no país...

Últimas NotíciasDestaque

Cana certificada ganha peso na estratégia de mercado

Avanço da certificação da cana reflete mudanças operacionais, ganhos ambientais, práticas regenerativas...