Home Últimas Notícias Raízen avalia uma planta para combustível sustentável de aviação no país, diz executivo
Últimas Notícias

Raízen avalia uma planta para combustível sustentável de aviação no país, diz executivo

Compartilhar

Vice-presidente de trading da gigante de energias renováveis, Paulo Neves, disse à Bloomberg News que vê sentido econômico na produção de combustível de aviação sustentável no Brasil

A Raízen, maior produtora mundial de etanol de cana-de-açúcar, avalia a construção de uma planta de combustível de aviação sustentável, conhecido como SAF (na sigla em inglês).

“Acreditamos realmente que há uma vantagem estrutural em produzir no Brasil”, disse o vice-presidente de trading, Paulo Neves, em entrevista à Bloomberg News.

A empresa, uma parceria entre Cosan e Shell, vê sentido econômico na produção de combustível de aviação sustentável no Brasil, já que o processo requer grandes volumes de matéria-prima.

O custo de exportação do produto final seria 70% menor do que o de enviar o etanol para ser convertido em combustível de aviação no exterior, disse Neves.

Em entrevista à Bloomberg Línea no ano passado, o CEO da Raízen, Ricardo Mussa, contou que o plano da companhia é se tornar líder mundial em combustível sustentável de aviação e que, naquele momento, já havia mais demanda potencial do que a capacidade de atendê-la.

Mas os planos para uma fábrica local de combustível de aviação ainda estão em fase inicial. A Raízen fez uma parceria com um fornecedor de tecnologia e está em discussões para definir a escala do projeto, disse ele.

O uso do etanol na produção de SAF ainda está em seus primórdios. A primeira planta foi inaugurada nos EUA no mês passado.

Embora a Raízen acredite que seria benéfico para o Brasil apostar na produção de SAF, a empresa ainda avalia a viabilidade econômica. Uma planta brasileira competiria no mercado global com fábricas localizadas em países que já possuem incentivos fiscais estabelecidos, disse Neves.

Bloomberg/Dayanne Sousa

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Saldo global de açúcar para 2025/26 deve ter superávit de 3,04 milhões de t, mais modesto que o esperado

Relatório da StoneX projeta aumento de 5% na produção mundial; produção da...

Últimas Notícias

Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da mobilidade sustentável

Tema será discutido em série de painéis dentro do novo espaço FenaBio...

Últimas Notícias

São Paulo lança consulta pública para criar certificado de garantia de origem do biometano paulista

Objetivo é estabelecer mecanismo estadual para incentivar produção e consumo do combustível...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaque

ATR deve cair para R$ 1,15/kg na safra 2025/26, prevê Pecege

A safra 2025/26 deve registrar nova queda no preço do ATR (Açúcar...