Home Últimas Notícias Serviço que alerta produtores sobre geadas começa a funcionar no Paraná
Últimas Notícias

Serviço que alerta produtores sobre geadas começa a funcionar no Paraná

Frozen field cabbage. Green farm. Generate Ai
Compartilhar

Para apoiar os produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas, teve início nesta terça-feira, 14, o serviço Alerta Geada, mantido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) em conjunto com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

As previsões de geadas são divulgadas com três dias de antecedência e confirmadas por boletins até 24 horas antes das ocorrências. Além da agricultura, são beneficiados outros setores da economia como turismo, comércio e construção civil.

O fenômeno ocorre com força suficiente para provocar queda expressiva da temperatura do ar até abaixo de zero grau no solo, causando a formação de gelo sobre plantas e objetos expostos ao relento. Já a geada negra se caracteriza por ventos fortes constantes em temperatura muito baixa, condição que causa a morte do tecido vegetal das plantas sem formação de gelo nas superfícies.

No Paraná, as geadas costumam ocorrer em junho, julho e agosto quando intensas ondas de ar frio atingem todas as regiões, com mais frequência no sudoeste, sul, centro, região metropolitana de Curitiba e Campos Gerais.

O serviço Alerta Geada, operado há quase três décadas, fornece previsões duas vezes ao dia com base em dados de temperatura, pressão atmosférica, ventos, umidade do ar e imagens de satélite. Utilizando um histórico climatológico estadual e dados nacionais e internacionais, é elaborado um mapa de probabilidade que classifica a geada como fraca, moderada ou forte.

A equipe de agrometeorologia do IDR-Paraná interpreta essas informações e emite alertas com recomendações para proteger as lavouras. Em caso de persistência das condições para a formação de geada, um aviso de ratificação é emitido até 24 horas antes do evento.

De acordo com a equipe, o serviço é constantemente melhorado por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. O Alerta Geada é disponibilizado gratuitamente.

Com informações do Governo do Paraná.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...