Home Últimas Notícias Para Lula, nenhum empresário sério do agronegócio deseja queimada
Últimas Notícias

Para Lula, nenhum empresário sério do agronegócio deseja queimada

Imagem: Ricardo Stuckert/PR
Imagem: Ricardo Stuckert/PR
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 17, que “nenhum empresário sério do agronegócio deseja queimada” e que esses empresários “sabem a importância que eles têm na exportação dos produtos agrícolas e exigências internacionais”.

O presidente afirmou que “o cidadão que resolve provocar queimada, seja qual for a razão dele, desnecessariamente, está cometendo um crime contra a legislação brasileira, contra a economia brasileira, contra as aspirações desse país que quer se transformar em um país altamente soberano e respeitado no mundo”.

Segundo o presidente, “tudo o que formos fazer, vamos tentar estabelecer uma discussão”. “Hoje, passamos a manhã discutindo a questão do agrotóxico”, relatou.

Lula ainda disse que “não é possível que a gente não tome atitude com crescimento da utilização de agrotóxico” e defendeu uma proposta, discutida com lideranças, Embrapa e empresários, sobre o uso dos defensivos agrícolas no campo.

“Não é possível que 80% do agrotóxico proibido na Alemanha possa ser vendido aqui no Brasil. Proibido nos Estados Unidos e pode ser vendido aqui no Brasil, como se nós fôssemos uma republiqueta de bananas em que aqui se pode jogar tudo. Não é possível”, afirmou.

“(Eu) me proponho a fazer uma reunião com a bancada ruralista, e aí vamos ver quem é sério e quem não é sério. As pessoas sabem que usar bioinsumo é muito mais fácil. Utilizar coisas que garantam uma produtividade saudável é muito mais interessante para todo mundo”, completou.

Lula defendeu que o Brasil deixe o que chamou de “complexo de vira-lata” e rediscuta a questão dos agrotóxicos. “Não é produtor rural que está fazendo pressão no Congresso, não. São os empresários dos agrotóxicos, que conseguem, inclusive, convencer gente de boa índole a usar uma coisa desnecessária. Vamos ter que repensar muita coisa”, declarou.

Com informações da Agência Estado/Gabriel Hirabahasi, Sofia Aguiar e Victor Ohana
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Justiça do Trabalho extingue ação que pedia proibição do glifosato em Mato Grosso

O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23) extinguiu a ação...

Últimas Notícias

Petróleo fecha em leve alta diante de situações no Irã e Venezuela

Os preços do petróleo fecharam em leve alta nesta segunda-feira, 12, com...

açucar
Últimas Notícias

Sinais de superávit global ampliado pressionam os preços do açúcar

Os preços do açúcar encerraram a segunda-feira em queda diante de sinais...

Últimas Notícias

Cade aprova compra braço de comercialização de energia no mercado livre da Raízen pela Tria

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições,...