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Países da Ásia e Pacífico investem em projetos e estipulam mandatos para uso e produção de SAF

Crédito: Getty Images/iStockphoto Direitos autorais: ipopba
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A empresa GS Caltex, da Coreia do Sul, juntamente com a trading japonesa Itochu e a grande produtora de combustível de aviação sustentável (SAF), a Neste, acabam de anunciar a entrega do seu primeiro lote do combustível ao Japão, segundo comunicado da Neste, divulgado na última quinta-feira, 19, pela Reuters. O combustível é visto como crucial para o setor da aviação asiático para atingir o seu objetivo de zero emissões de carbono até 2050, mas a sua adoção permanece em fase inicial.

A Coreia do Sul pretende garantir que todos os voos internacionais de partida utilizem uma mistura de cerca de 1% de SAF a partir de 2027. Seis companhias aéreas sul-coreanas, incluindo a transportadora Korean Air, começaram ou planejam misturar 1% de SAF no combustível para uma única rota internacional uma vez por semana a partir deste ano, segundo o Ministérios dos transportes do país.

A SK Energy anunciou a conclusão de sua unidade de produção de SAF em 11 de setembro, com a grande petrolífera para fornecer o combustível aos voos de passageiros da Korean Air.

Taiwan, Indonésia e Singapura

As companhias aéreas de Taiwan são incentivadas pela administração da aviação civil a utilizar até 5% de SAF no seu programa de combustível a partir de 2030, embora ainda não haja um mandato. A refinaria CPC deverá importar SAF no primeiro semestre do próximo ano, segundo infomações da Administração da Aviação Civil de Taiwan.

A Indonésia, que havia determinado a mistura de 3% de biocombustíveis até 2020 para combustível de aviação, teve sua implementação  adiada. A estatal indonésia Pertamina emitiu em junho sua primeira licitação de compra à vista para SAF, que foi entregue em agosto.
A Indonésia realizou seu primeiro voo comercial usando combustível de aviação com mistura de óleo de palma em outubro de 2023, depois de realizar um voo de teste com o mesmo combustível em uma aeronave voando de Java Ocidental para Jacarta.

Singapura anunciou em fevereiro de 2024 que teria como objetivo uma meta de SAF de 1% a partir de 2026 e planeia aumentá-la para 3% a 5% até 2030, sujeito aos desenvolvimentos globais e à maior disponibilidade e adoção de SAF. A Autoridade de Aviação Civil de Singapura planeja introduzir uma taxa SAF para a compra do combustível a ser fixada em um valor fixo, com base na meta do SAF e no preço projetado do SAF.

A Singapore Airlines Group encomendou 1.000 toneladas métricas de SAF da refinaria Neste em maio deste ano. Foi o primeiro fornecimento desse combustível para companhias aéreas no Aeroporto de Changi.

China, Malásia, Japão e Filipinas

Na China, não existe um mandato SAF definido, mas a Autoridade de Aviação Civil do país lançou o primeiro centro técnico de pesquisa de SAF em julho de 2024, que se concentra na definição de padrões e na pesquisa de produtos

O Roteiro Nacional de Transição Energética de 2023 da Malásia declarou planos para instalar um mandato de mistura de SAF de 1%. Embora sem um cronograma definido, a meta será aumentada para 47% até 2050. A petrolífera estatal da Malásia Petronas e a japonesa Idemitsu Kosan Co, também assinaram um acordo preliminar para colaborar no desenvolvimento e distribuição de SAF em outubro de 2023.

O Japão exige que 10% do combustível de aviação para voos internacionais que utilizam aeroportos japoneses seja sustentável a partir de 2030, segundo o Ministério da Economia, Comércio e Indústria. A Fuji Oil  iniciou o planejamento da produção de bio-SAF na Refinaria Sodegaura com Itochu Corp ainda em maio de 2023.

As principais companhias aéreas do Japão, All Nippon Airways e Japan Airlines expandiram suas compras de SAF adicionando suprimentos da Itochu e da produtora norte-americana Raven SR. Outras empresas que exploram a produção de SAF no Japão incluem Mitsubishi , a Boeing e a TotalEnergies.

A GS Caltex forneceu sua primeira carga de SAF, misturada com SAF puro da Neste, para o Japão em parceria com a trading Itochu em 19 de setembro deste ano.

A Cebu Pacific, empresa filipina, voou um avião de Cingapura para Manila movido por uma mistura de 35% de SAF da companhia Neste em setembro de 2022. A companhia aérea assinou uma parceria estratégica de longo prazo com a Shell Eastern Petroleum para tornar o SAF mais amplamente disponível para a sua frota, mas o país ainda não tem um mandato.

Índia, Nova Zelândia e Austrália

A Índia pretende ter 1% de SAF no combustível de aviação até 2027, duplicando para 2% em 2028. As metas de SAF vão se aplicar inicialmente a voos internacionais. A Indian Oil Corp disse, em junho de 2023, que estabeleceria uma planta SAF de 80 mil toneladas métricas por ano com a LanzaJet em Haryana. A empresa tem parceria com a LanzaTech para a conversão de gases residuais em etanol e combustível de aviação.

Na Nova Zelândia ainda não existe um mandato SAF definido. Mas a companhia aérea Air New Zealand recebeu uma entrega de 50 mil litros de SAF fabricado pela EcoCeres na China, em Wellington, em junho deste ano.

Na Austrália, a Qantas Group lançou a Sustainable Aviation Fuel Coalition (SAF Coalition) em colaboração com Australia Post, KPMG Australia, Macquarie Group, o braço local do Boston Consulting Group e Woodside Energy, em novembro de 2022. Tanto a Qantas e quanto a Airbus, disseram em março de 2023, que investiriam conjuntamente US$ 1,34 milhão em uma refinaria de biocombustíveis sendo instalada no estado australiano de Queensland para converter subprodutos agrícolas em SAF. A Austrália também não tem mandato.

Com informações da Reuters/tradução RPAnews
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