Home Açúcar Baixa oferta e exportação mantêm açúcar em alta
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Baixa oferta e exportação mantêm açúcar em alta

Compartilhar

Os preços do açúcar cristal branco têm apresentado alta no Estado de São Paulo, com os últimos dados revelando um cenário preocupante para consumidores e produtores. Nesta semana, o Indicador CEPEA/ESALQ, cor Icumsa de 130 a 180, fechou a R$ 143,54 por saca de 50 kg. Este é o maior patamar verificado desde o início de maio, refletindo um aumento de 1,53% em relação à média da semana anterior.

Segundo pesquisadores do Cepea, “esse aumento nos preços é impulsionado, em grande parte, pela baixa disponibilidade do adoçante no mercado interno. A retração na oferta é atribuída à queda da produtividade dos canaviais paulistas, resultado da estiagem e das altas temperaturas que afetaram as lavouras. Além disso, as intensas exportações ao longo do ano contribuíram para a escassez”.

A produção de açúcar na segunda quinzena de agosto de 2024, totalizou 2,073 milhões de toneladas, representando uma queda de 11,82% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa diminuição na produção é um fator crucial que está pressionando os preços para cima, segundo dados do Cepea.

A relação entre a queda na produção e o aumento nos preços do açúcar é clara: menos oferta no mercado leva a um aumento nos valores, uma tendência que pode se intensificar caso as condições climáticas não melhorem nos próximos meses. Tanto os consumidores quanto os produtores devem estar atentos às oscilações desse importante produto no mercado.

Com informações do Cepea
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Irrigação ganha protagonismo na cana-de-açúcar em meio a desafios climáticos e quebra de safra no Centro-Sul

O setor canavieiro brasileiro atravessa um momento de atenção. Após uma das...

Últimas Notícias

Fraqueza do petróleo bruto pesa nos preços do açúcar

Os preços do açúcar na terça-feira fecharam de forma mista, com o...

Últimas Notícias

Etanol: preço hidratado sobe com vendas firmes

Depois de recuarem por cinco semanas consecutivas, os preços do etanol hidratado...

Últimas Notícias

Com baixa liquidez, açúcar cristal tem queda de 8% na parcial de junho

A liquidez no mercado à vista de açúcar cristal branco está baixa...