Home Últimas Notícias Ex-funcionários da Usina São Fernando querem apoio da Câmara para resolver impasse trabalhista
Últimas Notícias

Ex-funcionários da Usina São Fernando querem apoio da Câmara para resolver impasse trabalhista

Compartilhar

Os ex-funcionários da antiga Usina São Fernando enfrentam uma longa batalha jurídica e administrativa para receber direitos trabalhistas da empresa. Nesta semana, representantes da categoria buscaram apoio da Câmara Municipal de Dourados para pressionar por uma solução para o impasse que se arrasta há anos.

A Usina São Fernando, anteriormente de propriedade da família Bumlai, e uma das maiores da região no setor sucroenergético, teve a falência decretada em julho de 2017, resultando em atrasos salariais, demissões e a suspensão das atividades.

Desde então, os ex-funcionários têm enfrentado incertezas sobre os seus direitos trabalhistas, como pagamento de salários, férias e rescisões, que deveriam ser efetuados após homologação da venda da massa falida da Usina ao grupo Pedra Agroindustrial.

Apesar das manifestações, reuniões e assembleias, o problema ainda não tem uma solução e, de acordo com um dos ex-funcionários, José Roberto Gonçalves, procurar o legislativo é uma forma de garantir que suas demandas sejam ouvidas pelas autoridades.

“Estamos lutando por nossos direitos. Muitos de nós não recebemos o que é devido e estamos há anos sem uma resposta clara. Precisamos do apoio do legislativo para pressionar os responsáveis e encontrar uma solução”, disse o ex-funcionário que atuou na usina por três anos e quatro meses.

O caso da Usina São Fernando envolve uma série de disputas judiciais relacionadas à falência. A instabilidade na condução dos processos tem prejudicado não só os trabalhadores, mas também o desenvolvimento econômico da região.

Franciele Rocha da Silva, que trabalhou em diversos setores da Usina São Fernando, relata que a situação afeta diretamente as famílias dos envolvidos, “a gente precisa do dinheiro, temos dificuldades, tenho filho criança autista e esse dinheiro me ajudaria muito”, explica.

Na Câmara, o presidente da Casa de Leis, Laudir Munaretto (MDB) recebeu a demanda para dialogar com representantes estaduais e federais, buscando alternativas para acelerar a resolução do impasse.

“É um problema que afeta diretamente a economia local e, sobretudo, as famílias dos trabalhadores. Vamos nos unir para cobrar respostas mais rápidas e efetivas”, afirmou Laudir.

Os trabalhadores da Usina São Fernando esperam que com o apoio do legislativo municipal, o processo ganhe nova força e que suas reivindicações, há muito tempo ignoradas, sejam atendidas.

Dourados News

Compartilhar
Artigo Relacionado
geada cana
Últimas Notícias

Geadas podem impactar significativamente canaviais, de acordo com StoneX

Levantamento da StoneX mostra como geadas e temperaturas abaixo de 5 °C...

Últimas Notícias

CRV Industrial recebe executivos da Wilmar International e reforça parcerias estratégicas

Visita de representantes da Nova Zelândia e do Brasil destaca integração global...

DestaqueÚltimas Notícias

Chuvas impactam colheita e moagem atinge 38,78 milhões de toneladas no início de junho

Na primeira quinzena de junho, as usinas da região Centro-Sul processaram 38,78...

Últimas Notícias

E30 eleva demanda por etanol em 1 bi L na safra, mas sem afetar preço, prevê Cerradinho

A CerradinhoBio estima um crescimento significativo na demanda por etanol a partir...