Home Mercado Opep corta perspectiva de expansão da demanda global de petróleo em 2024 e 2025
MercadoÚltimas Notícias

Opep corta perspectiva de expansão da demanda global de petróleo em 2024 e 2025

Oil pumps work rhythmically against the backdrop of dusky sky.
Compartilhar

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) cortou nesta segunda-feira, 14, sua previsão para o crescimento da demanda global de petróleo em 2024, refletindo os dados recebidos até agora neste ano.

A entidade também reduziu sua projeção para o próximo ano, marcando a terceira revisão consecutiva para baixo do grupo de produtores.

A perspectiva mais fraca destaca o dilema enfrentado pela Opep+, que inclui a Opep e aliados como a Rússia, que planeja começar a aumentar a produção em dezembro, depois de ter adiado o aumento anteriormente, em um cenário de queda dos preços.

Nesta segunda-feira, em um relatório mensal, a Opep afirmou que a demanda mundial de petróleo aumentará em 1,93 milhão de barris por dia (bpd) em 2024, abaixo do crescimento de 2,03 milhões de bpd esperado no mês passado. Até agosto, a Opep havia mantido a previsão inalterada desde que foi feita pela primeira vez, em julho de 2023.

A China foi responsável pela maior parte da redução de 2024. A Opep reduziu sua previsão de crescimento chinês de 650 mil bpd para 580 mil bpd. Embora as medidas de estímulo do governo apoiem a demanda do quarto trimestre, o uso de petróleo está enfrentando ventos contrários devido aos desafios econômicos e às mudanças em direção a combustíveis mais limpos, disse a Opep.

O consumo de diesel continuou a ser reduzido, disse a Opep em referência a agosto.

O petróleo manteve uma queda anterior de cerca de 2% após a publicação do relatório, com o petróleo bruto Brent sendo negociado abaixo de 78 dólares por barril.

Há uma grande divisão entre os analistas sobre a força do crescimento da demanda em 2024, em parte devido a diferenças sobre a China e sobre o ritmo da mudança do mundo para combustíveis mais limpos. A Opep ainda está no topo das estimativas do setor e tem um longo caminho a percorrer para igualar a visão muito inferior da Agência Internacional de Energia.

A Opep disse que o crescimento da demanda deste ano ainda está acima da média histórica de 1,4 milhão de bpd observada antes da pandemia da covid 19, que causou uma queda no uso de petróleo.

Para o próximo ano, a Opep reduziu sua estimativa de crescimento da demanda global de 1,74 milhão de bpd para 1,64 milhão de bpd.

Com informações da Reuters/Alex Lawler
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
renovabio
Últimas Notícias

Aprobio apoia auditoria do TCU sobre RenovaBio e mercado de CBios

A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) manifestou apoio à...

Últimas Notícias

Cotações do petróleo fecham em alta por tensões no Irã

As cotações do petróleo subiram nesta terça-feira, 3, depois da queda do...

Últimas Notícias

Preços do açúcar sobem com enfraquecimento do dólar e cobertura de posições vendidas

Os preços do açúcar encerraram a terça-feira em forte alta, impulsionados pelo...

Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...