Home Últimas Notícias Inpasa e Biocombustíveis do Oeste são habilitadas no conselho Probahia
Últimas Notícias

Inpasa e Biocombustíveis do Oeste são habilitadas no conselho Probahia

Compartilhar

A resolução do projeto de etanol da Inpasa Agroindustrial em Luís Eduardo Magalhães (BA) foi publicada nesta terça-feira, 12, no Diário Oficial do Estado (DOE). O projeto de R$ 1,8 bilhão foi apreciado e aprovado no âmbito da reunião dos conselhos deliberativos do Probahia e do Desenvolve, que ocorreu no dia 31 de outubro, quando 42 processos de incentivos foram aprovados com um total de R$ 5,4 bilhões em investimentos e previsão de 2,8 mil vagas de mão de obra.

Além da Inpasa, a Biocombustíveis do Oeste, em Jaborandi (BA), também passou pela apreciação do conselho e a resolução deve ser publicada em breve no DOE. A atração dos dois investimentos para a região oeste do estado aconteceu após decreto que estabelece novos incentivos fiscais para a fabricação de etanol na Bahia.

O decreto foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues em setembro deste ano. Os novos incentivos fiscais consistem em crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado nas operações com etanol anidro, hidratado e grãos secos de destilaria (DDGs).

O secretário de desenvolvimento econômico e presidente dos conselhos, Angelo Almeida, celebra a publicação da resolução e o investimento em energia limpa. “As usinas vão fazer a Bahia inaugurar um novo tempo. O estado deixará de ser importador de etanol para se tornar autossuficiente e até mesmo exportar o produto”, diz.

Os conselhos Probahia e Desenvolve são formados pelas secretarias de desenvolvimento econômico, da fazenda, do planejamento, de desenvolvimento rural, da agricultura, pecuária, irrigação, pesca e aquicultura, do meio ambiente, da secretaria de ciência, tecnologia e inovação e do desenbahia.

Biocombustíveis

A pedra fundamental da nova planta de biorrefinaria de etanol da Inpasa Agroindustrial foi lançada em outubro, em Luís Eduardo Magalhães. As operações estão previstas para o primeiro trimestre de 2026.

A empresa vai processar milho, já plantado na região, para produzir etanol anidro, hidratado e neutro (destinado à indústria farmacêutica e cosmética), proteína de valor agregado para ração animal e óleo de milho.

A Biocombustíveis do Oeste também usará o milho como matéria-prima, absorvendo a produção dos municípios vizinhos de Cocos, Correntina e Coribe, que compreendem uma área plantada de 200 mil hectares.

Com informações do Governo da Bahia
Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Chile anuncia reajuste de até 54% dos combustíveis e provoca corrida aos postos

Aumento foi anunciado pelo governo do presidente José Antonio Kast, recém-empossado, diante...

Últimas Notícias

Estados Unidos aumentam percentual de etanol de milho na gasolina

Medida, que entra em vigor em maio, terá duração de 20 dias...

Últimas Notícias

Mais de 400 trabalhadores resgatados em obra de usina em MT devem ser indenizados

Caso foi classificado como sendo de trabalho análogo à escravidão Mais de...

Últimas Notícias

Mato Grosso do Sul prevê safra recorde com 5 bilhões de litros de etanol

A expectativa também é de atingir 2,1 milhões de toneladas de açúcar...