Home Etanol Retrospectiva do etanol mostra que clima prejudicou a produção de cana; safra 24/25 registra preço firme
EtanolÚltimas Notícias

Retrospectiva do etanol mostra que clima prejudicou a produção de cana; safra 24/25 registra preço firme

Compartilhar

O ritmo da moagem de cana-de-açúcar ao longo de 24/25 foi razoável frente ao da safra anterior, mas a produção de cana foi prejudicada por condições climáticas adversas. Dados da Unica evidenciam esse fato.

No acumulado da temporada (de abril/24 até 16 de novembro/24), foram processadas 582,61 milhões de toneladas de cana, 2,24% a menos que no mesmo período no ciclo anterior. Quanto aos preços, no acumulado parcial da safra 24/25 (abril/24 a novembro/24), as médias dos Indicadores CEPEA/ESALQ mensais dos etanóis anidro e hidratado para o estado de São Paulo se mantêm firmes, superando as do mesmo período de 23/24, em 0,26% e em 2,03%, nessa ordem.

No geral, os preços oscilaram em praticamente toda a safra 24/25, com distribuidores aumentando as aquisições pontualmente em momentos de aquecimento na procura da ponta final. Nos demais períodos, distribuidoras estiveram afastadas do spot, retirando compras fechadas anteriormente.

No caso do etanol anidro, a participação dos contratos esteve acima do volume negociado no mercado spot. Dados do Cepea mostram que, em média, de abril/24 a novembro/24 apenas 9% do total vendido pelas usinas de São Paulo foi por meio do spot. Com a boa vantagem do biocombustível nas bombas, o desempenho das vendas de gasolina C nos principais estados consumidores foi menor. No front externo, os embarques brasileiros de etanol no acumulado da safra 23/24 (entre abril/24 e novembro/24) somam 1,73 bilhão de litros do biocombustível, baixa de 5,62% frente ao mesmo período da temporada passada, segundo dados da Secex.

Com informações do Cepea
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...