Home Últimas Notícias Seca nas regiões produtoras de cana do Nordeste preocupa com perdas de até 30% e impactos negativos na atual e próxima safra
Últimas Notícias

Seca nas regiões produtoras de cana do Nordeste preocupa com perdas de até 30% e impactos negativos na atual e próxima safra

Compartilhar

A baixa precipitação de chuvas nas regiões produtoras de cana do Nordeste tem comprometido a atual safra e preocupado os produtores que, em algumas regiões, já contabilizam até cerca de 30% de redução na produção. Segundo estimativa da União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida) a média geral de redução da região por causa da seca está em torno de 15% a 20%.

E essa situação, segundo o presidente da Unida, Pedro Campos Neto, já começa a impactar na próxima safra. “Os produtores que não têm condições de irrigar a socaria para a planta nascer está comprometendo a produção futura porque a cana não está brotando e isso já vai impactar negativamente na próxima safra”, afirma o dirigente canavieiro. De acordo com ele, a esperança de melhoria deste cenário são as previsões de chuvas já a partir da segunda quinzena de janeiro. “Vamos aguardar e pedir a Deus que mande chuva”, reitera Pedro.

Ainda segundo o presidente, a Unida vai convocar os presidentes das entidades associadas para uma reunião emergencial para debater a situação e definirem ações a serem tomadas de forma conjunta. “Vamos analisar os dados de cada estado e ver o que a gente pode fazer para minimizar essa perda e garantir melhores resultados para a próxima safra”, disse Pedro Campos Neto. A reunião esta marcada para a terça-feira (21), em Recife (PE). A Unida representa as associações de produtores de cana-de-açúcar dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Com informações da Unida
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...