Home Últimas Notícias Para UNICA, EUA seguirão descarbonizando (e com sede de etanol) mesmo com Trump
Últimas Notícias

Para UNICA, EUA seguirão descarbonizando (e com sede de etanol) mesmo com Trump

Compartilhar

Os dados são da União da Indústria de cana-de-açúcar; combustível produzido a partir da cana registrou queda de 1,8%

A produção de etanol de milho tem sido importante para manter o crescimento do setor no Centro-Sul do Brasil, mesmo diante da queda na moagem de cana-de-açúcar. Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), a fabricação do biocombustível a partir do milho cresceu 30%, enquanto o etanol produzido com cana registrou queda de 1,8%.

Até a primeira quinzena de janeiro, 19,5% do etanol fabricado no país teve o milho como base, e a previsão é que essa participação suba para 23% a 24% até o fim da safra, em março. No mesmo período, a moagem de cana caiu 4,85%, totalizando 613,998 milhões de toneladas.

Sem competição

Para Luciano Rodrigues, diretor de inteligência setorial da Unica, a expansão do etanol de milho complementa a produção de cana, permitindo a fabricação ao longo de todo o ano e aproveitando subprodutos, como o DDG (grãos secos de destilaria), usado na ração animal.

Já o presidente da Unica, Evandro Gussi, destacou que os dois tipos de etanol podem crescer sem competir entre si ou com a produção de açúcar.

Mercado global

A liderança do Brasil no setor de biocombustíveis também se fortalece diante da crescente demanda pelo SAF (Sustainable Aviation Fuel), o combustível sustentável de aviação. “Se toda a demanda projetada de SAF fosse suprida com etanol, seriam necessários quase 1 trilhão de litros. Mesmo com estimativas mais conservadoras de 200 a 300 bilhões de litros, a produção mundial precisaria triplicar. O Brasil é o país mais bem posicionado para liderar essa transição”, afirmou Gussi.

A Unica também prevê ganhos futuros de eficiência e produtividade tanto no etanol de cana quanto no de milho, garantindo uma matriz energética mais sustentável e competitiva para os consumidores.

Com informações do Estadão / Thiago Dantas
Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasMercado

Açúcar reage após recentes perdas, mas pressão do petróleo limita avanço das cotações

Mercado foi sustentado por compras técnicas e por menor produção de açúcar...

DestaqueÚltimas Notícias

Coprodutos podem representar até 25% da receita das operações de etanol de milho, dizem executivos

Em entrevista ao DaCanaCast, da RPAnews, representantes da Cerradinho Bio e da...

Últimas Notícias

Açúcar cristal amplia perdas com mercado retraído e oferta ainda confortável

Os preços do açúcar cristal branco seguem em queda no mercado paulista,...

Últimas Notícias

Preços do etanol avançam pela segunda semana seguida no mercado paulista

Os preços dos etanóis anidro e hidratado registraram alta pela segunda semana...