Home Últimas Notícias Mercado do milho segue aquecido com demanda e restrição de oferta
Últimas Notícias

Mercado do milho segue aquecido com demanda e restrição de oferta

Compartilhar

O mercado brasileiro de milho mantém uma trajetória de alta nos preços, impulsionado por uma combinação de fatores climáticos e comportamentais entre produtores e compradores. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a última semana registrou um aquecimento no mercado devido à retração de vendedores e à maior procura por recomposição de estoques.

Na semana de 20 a 27 de janeiro, o foco dos produtores esteve dividido entre a colheita da safra de verão e o início da semeadura da segunda safra. De acordo com os pesquisadores do Cepea, o clima seco e quente nas regiões do Paraná e Rio Grande do Sul beneficiou a colheita, mas trouxe preocupações para o avanço da semeadura em Mato Grosso do Sul e em áreas do Paraná. Já em Mato Grosso, o excesso de chuvas desacelerou o ritmo das atividades, refletindo em um mercado menos dinâmico e com leves ajustes nos preços.

Entre os dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro, o cenário mudou para uma maior valorização do cereal. Segundo o Cepea, a retração de vendedores, que permanecem focados nos trabalhos de campo, restringiu a oferta, enquanto a demanda permaneceu aquecida. Consumidores, de olho na necessidade de reposição de estoques, intensificaram as compras. Com isso, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa, referente à região de Campinas (SP), voltou a se aproximar da marca de R$ 75 por saca de 60 kg, reforçando a tendência de valorização.

Pesquisadores do Cepea destacam que o momento é de atenção tanto ao ritmo de colheita quanto às condições climáticas, que podem impactar diretamente a segunda safra. A continuidade da demanda elevada também indica que os preços podem se manter firmes nas próximas semanas, a depender do comportamento dos produtores em liberar a oferta.

Com informações do Cepea
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Fenasucro & Agrocana: 5 motivos para não perder a maior feira mundial de bioenergia

Evento acontece de 12 a 15 de agosto, em Sertãozinho/SP, e reúne...

Últimas Notícias

Usina Cedro inicia oficialmente a moagem da safra 2025/26 em Paranaíba (MS)

O início das operações da usina Cedro, em Paranaíba (MS), aconteceu formalmente...

Últimas Notícias

MPT divulga resgate de 563 trabalhadores em condições análogas à escravidão em obra ligada à 3tentos

Condições de trabalho na usina da 3tentos em Porto Alegre do Norte...

Últimas Notícias

Etanol de trigo ganha espaço no Brasil com inauguração de usina no Rio Grande do Sul

Tradicionalmente produzido a partir da cana-de-açúcar, o etanol enfrenta limitações em regiões...