Home Últimas Notícias Tocantins Bioenergia recebe incentivo fiscal para investir na produção de etanol de milho
Últimas Notícias

Tocantins Bioenergia recebe incentivo fiscal para investir na produção de etanol de milho

Compartilhar

O Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE) realizou nesta quarta-feira, 26, a sua 137ª reunião ordinária e aprovou dois processos de incentivos fiscais para empresas que planejam investir R$ 1,05 bilhão no estado, com a expectativa de gerar 229 postos de trabalho.

Um dos projetos aprovados é da Tocantins Bioenergia, empresa localizada em Miranorte, que atua no setor de bioenergia e está implementando um parque industrial para produção de etanol de milho. O empreendimento tem a previsão de arrecadar mais de R$ 100 milhões anuais em impostos estaduais, a partir do início das operações, previsto para 2027.

A Tocantins Bioenergia foi criada por meio de uma parceria entre a Agrojem, acionistas da ACP Bioenergia e a empresa inglesa Czarnikow. O projeto foi apresentado ao governador Wanderlei Barbosa em uma reunião no Palácio Araguaia, realizada em 2023, com a participação dos representantes das três empresas envolvidas.

Com a aprovação, a empresa será beneficiada pela Lei nº 1.385/2003, do Proindústria, nas modalidades de implantação e expansão. Carlos Humberto Lima, presidente do CDE e secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, destacou que os benefícios fiscais concedidos pelo governo do Tocantins têm o objetivo de gerar emprego e renda para a população local.

“O Conselho tem como foco a análise de projetos que impulsionam a economia, atraem investimentos e proporcionam segurança jurídica, garantindo a permanência e expansão dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento econômico e geração de empregos”, afirmou Lima ao jornal AF Notícias de Tocantins.

O CDE é composto por 11 membros representantes da iniciativa pública e privada, e é responsável pela administração dos programas de benefícios fiscais, além de outros projetos voltados para o desenvolvimento econômico no estado. O órgão também gerencia o Fundo de Desenvolvimento Econômico.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasOpinião

Momento do açúcar redefine estratégias no setor sucroenergético brasileiro

O açúcar ocupa uma posição estratégica no agronegócio global, conectando diferentes elos...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Safra 2026/27 começa com estoques de etanol no menor nível em seis anos, mas sem risco de desabastecimento

A safra 2026/27 de cana-de-açúcar no Centro-Sul deve começar em abril com...

Últimas Notícias

Porto de Santos prioriza desembarque de navios com combustíveis

Objetivo é evitar risco de desabastecimento A Autoridade Portuária de Santos (APS)...

Últimas Notícias

Petróleo fecha com alta 1%, enquanto Israel planeja negociações de paz com Líbano

Os preços do petróleo fecharam com alta de 1%, mas ficaram abaixo...