Home Destaque ORPLANA reafirma compromisso com a governança e transparência na revisão do Consecana/SP
DestaqueÚltimas Notícias

ORPLANA reafirma compromisso com a governança e transparência na revisão do Consecana/SP

orplana
Foto Canavial/Ilustrativa (Crédito: Orplana)
Compartilhar

Do outro lado, a Unica afirmou, em nota pública, que aguarda o aceite da Orplana com relação ao estudo de revisão

A ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), soltou uma nota na quarta-feira, 30, para esclarecer o seu lado com relação a tão aguardada revisão do Consecana, cujos parâmetros técnicos foram conduzidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com a entidade, conforme nota oficial divulgada pelo Consecana/SP, o processo de revisão está seguindo o rito previamente acordado e registrado em atas, com etapas bem definidas: após a entrega do estudo preliminar pela FGV, este deve ser analisado e validado pelo G8 – grupo técnico composto por membros da ORPLANA e da UNICA – e, na sequência, submetido à diretoria do Consecana/SP.

A ORPLANA ressaltou ainda em nota, que o estudo foi finalizado e entregue no mês de abril. Porém, ainda há questões metodológicas a serem esclarecidas e realizadas no âmbito do Consecana/SP, conforme previsto no processo de governança vigente.  “Todo esse processo está sendo conduzido com responsabilidade, transparência e compromisso com os princípios do regimento do Consecana São Paulo, visando assegurar a equidade entre os elos da cadeia produtiva. O produtor precisa ter clareza do processo e isso não abrimos mão”, destaca o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira.

No mesmo dia, a Unica lançou uma nota publica no qual afirmou que estava aguardando o aceite por parte da ORPLANA, dos resultados do estudo técnico realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o restabelecimento da governança do Consecana-SP para seguir com a implementação imediata da Revisão do Modelo.

“Como já reiterado pela UNICA em outras oportunidades e, agora, referendado pela FGV e pela própria Orplana, o estudo de revisão contratado foi concluído, com entrega reconhecida pelas partes. Dessa forma, a UNICA reitera a disposição de realizar a imediata implementação dos resultados apresentados, assim que estes sejam reconhecidos como válidos, nos termos contratuais, pela Orplana”, disse a entidade representante dos usineiros.

A UNICA ainda afirmou que teve suas expectativas contrariadas por não ter havido o restabelecimento da adequada governança do Consecana-SP, com reedição das circulares publicadas unilateralmente no último mês, para seguir com as próximas etapas e concluir a revisão do Consecana-SP, nos termos do acordo assinado entre as partes.

A ORPLANA, por outro lado, lamentou, em nota, que a UNICA não compareceu às reuniões dos dias 14 e 30 de abril de 2025, e disse que isso compromete o avanço técnico e institucional da revisão. “Reforçamos que não houve, por parte da ORPLANA, qualquer quebra de governança ou tentativa de conduzir o processo de forma unilateral. Pelo contrário, o processo de revisão nunca seguiu uma governança, e conseguimos trazer isso. Seguimos firmes no propósito de garantir a representatividade e os direitos dos produtores, respeitando rigorosamente o estatuto do Consecana São Paulo e os acordos firmados entre as partes. Todo o setor merece esses esclarecimentos para que não haja desbalanços e garanta a equidade entre as partes”, conclui Nogueira.

Natália Cherubin para RPAnews
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol hidratado e anidro registram altas mais expressivas no mercado paulista

Os preços dos etanóis hidratado e anidro subiram com mais intensidade na...

AçúcarÚltimas Notícias

Açúcar cristal encerra julho com preços estáveis, mas média mensal recua 6,29

Os preços do açúcar cristal no mercado spot paulista encerraram julho praticamente...

Últimas Notícias

Embrapa estuda como aproveitar agave para produzir etanol

Planta é usada para fabricação de tequila e sisal, e só 4%...

Últimas Notícias

Tereos promove primeiro hackathon para acelerar a descarbonização de suas operações

A Tereos, um dos maiores grupos de produção de açúcar, etanol e...