Home Últimas Notícias Atvos renova certificação Bonsucro e reforça compromisso com a sustentabilidade
Últimas Notícias

Atvos renova certificação Bonsucro e reforça compromisso com a sustentabilidade

O selo internacional Bonsucro ratifica que a UCP, na cidade de Mirante do Paranapanema (SP), e a USL, em Nova Alvorada do Sul do Sul (MS), cumprem altos padrões de responsabilidade social, ambiental e econômica nas suas operações.
Compartilhar

Além do selo internacional que reconhece o cumprimento dos padrões globais de produção, companhia recertificou suas oito unidades agroindustriais no programa RenovaBio

A Atvos, uma das líderes na transição da matriz energética e entre as maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, renovou a certificação internacional Bonsucro das unidades Conquista do Pontal (UCP) e Santa Luzia (USL), localizadas no interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, respectivamente. O selo nas categorias ‘Padrão de Produção’ e ‘Cadeia de Custódia’ audita os impactos gerados em todo o processo produtivo da empresa, desde o cultivo da matéria-prima até a fabricação e comercialização de produtos derivados da cana-de-açúcar, como os biocombustíveis.

A chancela de sustentabilidade também fortalece a competitividade dos produtos de baixo carbono da companhia, especialmente no cenário de exportações para países que exigem o selo Bonsucro. “Essa recertificação reflete o nosso compromisso em cumprir os padrões globais de qualidade e está totalmente alinhada à expansão internacional da empresa, de forma cada vez mais significativa e consistente, contribuindo para a descarbonização da matriz energética global”, explica Andréa Ramos, vice-presidente Comercial, de Logística e Planejamento Integrado da Atvos.

O selo internacional Bonsucro ratifica que a UCP, na cidade de Mirante do Paranapanema (SP), e a USL, em Nova Alvorada do Sul do Sul (MS), cumprem altos padrões de responsabilidade social, ambiental e econômica nas suas operações. No processo de certificação são avaliados diversos fatores de sustentabilidade, como práticas agrícolas, uso de recursos naturais, impactos sociais, eficiência industrial e rastreabilidade, entre outros aspectos.

As recertificações, realizadas no primeiro trimestre de 2025 e válidas por três anos com avaliações anuais, também atestam a conformidade da Atvos com rigorosos critérios legais e agregam valor aos produtos. “Organizamos a companhia para atender aos mais exigentes padrões globais de produção, visando a um futuro mais sustentável para todos”, complementa Andréa Ramos.

Atvos e RenovaBio

Além da renovação da certificação Bonsucro, a Atvos ainda obteve a recertificação de suas oito operações no Sudeste e Centro-Oeste no programa RenovaBio. Válida até 2028, a conquista reforça o compromisso da empresa com a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na cadeia produtiva de biocombustíveis.

A auditoria realizada em 2024 destacou que a eficiência energético-ambiental e a área elegível para geração de Créditos de Descarbonização (CBIOs) da empresa superam as médias do setor, fortalecendo seu papel na promoção de uma matriz energética mais limpa e sustentável. Cada CBIO gerado equivale a uma tonelada de CO2 evitada, alinhando a Atvos às metas nacionais e internacionais de descarbonização.

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaqueOpinião

Manejo estratégico do canavial garante maior produção e amplia a longevidade da soqueira

O setor canavieiro brasileiro vive um momento de grandes oportunidades, mas também...

Últimas Notícias

Brasil pode ganhar com fim de restrição do etanol na gasolina nos EUA, diz StoneX

Uma mudança na legislação dos Estados Unidos pode ajudar a redesenhar o...

Últimas Notícias

Senadores veem enrolação do governo em projeto das dívidas rurais

A nova tentativa do governo de buscar convergência em relação ao projeto da renegociação...

Últimas Notícias

Coruripe registra EBITDA ajustado de R$ 1,94 bilhão no acumulado até abril de 2026

A Usina Coruripe registrou EBITDA ajustado de R$ 1,94 bilhão no acumulado...