Home Últimas Notícias StoneX projeta alta de 1,6% no consumo de combustíveis com impulso do E30
Últimas Notícias

StoneX projeta alta de 1,6% no consumo de combustíveis com impulso do E30

etanol PL
Compartilhar

Mudança na mistura de anidro na gasolina deve reduzir participação de mercado do etanol hidratado e marcar recorde histórico no consumo de gasolina C

A StoneX divulgou suas projeções atualizadas para o mercado de combustíveis no Brasil, considerando os aumentos nas misturas de biocombustíveis aprovados pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) nesta quarta-feira, 25.

Segundo a consultoria, entre janeiro e maio, as vendas do setor cresceram 2,2% em relação ao mesmo período de 2024, o que reflete a retomada da circulação de veículos leves.

Além disso, a StoneX manteve a sua estimativa de alta na demanda do ciclo Otto em 2025, para 60,6 bilhões de litros (+1,6%).

As projeções para dinâmica entre o etanol hidratado e a gasolina, por sua vez, foram revisadas. A consultoria acredita que o biocombustível deve registrar uma menor participação de mercado, devido a uma dinâmica menos competitiva frente ao fóssil.

Essa tendência deve ser reforçada com a mistura de etanol anidro à gasolina subindo para 30% (E30), o que gera um impacto na oferta do biocombustível, explica a StoneX.

“Sob o cenário de E30 a partir do segundo semestre, estima-se um crescimento da demanda por gasolina C em 4,9% em 2025, atingindo 46,5 bilhões de litros. O indicador, portanto, deve superar os valores de 2023, tornando-se o melhor ano da série histórica para o consumo de gasolina C”, destaca a analista de inteligência de mercado da StoneX, Isabela Garcia.

Etanol perde competitividade

Por sua vez, o analista Marcelo Di Bonifácio Filho observa que a relação entre os preços do etanol e da gasolina nas bombas vive um momento diferente ante o observado um ano atrás.

“No primeiro trimestre de 2024, por exemplo, essa relação de preços girava em torno de 60% e 61% no estado de São Paulo, extremamente favorável ao etanol hidratado. Já este ano, ela estacionou ao redor de 67%, ainda benéfica ao etanol, mas em um nível que têm trazido diminuição ao consumo”, pontua.

Desta forma, ele acredita que o consumo de etanol hidratado deve registrar retração de 7,8% no ano, para 20 bilhões de litros.

Considerando a menor competitividade em relação à gasolina e o aumento da mistura de anidro, a consultoria acredita em uma redução na oferta de hidratado. Com isso, a participação do biocombustível no ciclo Otto deve cair para 23,2%.

E30 impacta o mercado

Com a mudança para o E30 a partir de agosto, a StoneX espera que a demanda por anidro aumente em 760 milhões de litros em 2025. O volume já contabiliza o impacto direto do aumento de mistura e, também, a possibilidade de um incremento no consumo de gasolina frente ao etanol hidratado.

Também existe a possiblidade de uma queda no consumo do etanol hidratado, entre 600 mil e 800 mil litros, devido a um aumento dos preços.

“Com a ampliação na demanda por anidro, o setor produtivo precisará se reorganizar para atender o novo contexto – ou seja, no caso da estrutura de produção brasileira, as usinas de cana precisarão desviar seu mix produtivo do açúcar ou do hidratado para atender o consumo de anidro”, salienta Bonifácio Filho.

O analista de inteligência de mercado da consultoria, Rafael Borges, complementa que, na atual etapa da safra, muitas usinas estão com quase todo o volume de exportação de açúcar já fixado, o que permite uma menor flexibilidade para alterações substanciais no mix açucareiro. “Assim, se espera um incremento no mix de anidro na produção de etanol, diminuindo a oferta de hidratado”, conclui.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Saldo global de açúcar para 2025/26 deve ter superávit de 3,04 milhões de t, mais modesto que o esperado

Relatório da StoneX projeta aumento de 5% na produção mundial; produção da...

Últimas Notícias

Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da mobilidade sustentável

Tema será discutido em série de painéis dentro do novo espaço FenaBio...

Últimas Notícias

São Paulo lança consulta pública para criar certificado de garantia de origem do biometano paulista

Objetivo é estabelecer mecanismo estadual para incentivar produção e consumo do combustível...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaque

ATR deve cair para R$ 1,15/kg na safra 2025/26, prevê Pecege

A safra 2025/26 deve registrar nova queda no preço do ATR (Açúcar...