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Tecnologia sem emendas de pneus melhora desempenho do transporte de cana-de-açúcar

Com melhor tração e menos patinagem, o consumo de combustível diminui, o risco de atolamentos reduz e o tempo de transporte é otimizado.
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Testes em usinas canavieiras demonstraram que pneus com tecnologia da Dunlop tem até 53% mais resistência a cortes e picotamentos em comparação com concorrentes de mercado

Na lavoura da cana-de-açúcar, onde as condições de solo muitas vezes são desafiadoras e o CTT (Corte, Transbordamento e Transporte) exige resistência 24 horas por dia, o uso de pneus de qualidade se torna parte estratégica da engrenagem.

Especificamente falando sobre o transporte de cana, na safra 2023/24, o  custo médio desta operação foi de aproximadamente R$ 12,3 por tonelada de cana, considerando a operação realizada com estruturas próprias e terceirizadas, segundo dados do Pecege. Além de combustível, parte destes custos são relacionados a manutenção e troca de peças e pneus, por isso, o uso de tecnologias avançadas podem ajudar a reduzir custos desta operação.

 Rodrigo Alonso, diretor nacional de Vendas e Marketing da Dunlop Pneus, explica que os pneus utilizados em operações agrícolas, especialmente no setor canavieiro, enfrentam três desafios principais: cortes e rasgos provocados pela palha da cana, perda de tração e atolamentos em solos úmidos, e o desgaste acelerado causado pelo tráfego constante em terrenos irregulares.

“A palha da cana pode ser extremamente cortante, o solo encharcado prejudica o deslocamento dos veículos e o piso irregular exige resistência redobrada. Esses fatores elevam o custo operacional se os pneus não forem adequados”, afirma.

Pensando nessa operação e suas condições extremas, a Dunlop Pneus traz ao mercado tecnologia que garante mais eficiência no transporte pesado, com pneus compostos de borracha mais resistentes e bandas de rodagem com tecnologia autolimpante, desenvolvidas para evitar acúmulo de lama e melhorar a tração.

Segundo Alonso, os pneus de caminhão de alta performance são especialmente relevantes nas etapas de transporte interno e colheita da cana-de-açúcar, onde há tráfego intenso e operação contínua. “Na etapa de transporte interno, os veículos enfrentam cargas pesadas, transições entre lama, terra batida e estrada, e jornadas ininterruptas durante toda a safra. Um pneu de qualidade pode reduzir a patinagem, economizar até 20% de combustível e melhorar a estabilidade em curvas e terrenos inclinados”, detalha o executivo.

Durante a colheita, os pneus também sofrem forte impacto devido à movimentação entre talhões e usinas. “É aí que entra a resistência a cortes e a tração eficiente, mesmo em condições de solo encharcado. Pneus que evitam atolamentos garantem continuidade operacional e evitam paradas não programadas”, diz Alonso. No transporte rodoviário da cana até a usina, os pneus enfrentam uma combinação de trechos off-road e asfalto, exigindo versatilidade e durabilidade. “Nessas situações, o desempenho ON/OFF road é essencial, assim como uma boa carcaça que permita recapagens e reduza o custo por quilômetro”, complementa.

Os modelos Dunlop voltados ao setor — como o SP571, para posição direcional, e o SP926, para tração — foram projetados para atender exatamente essas demandas. Alonso destaca que a marca utiliza a exclusiva tecnologia de fabricação TAIYO (Sun) System, que permite a produção de pneus sem emendas nas partes de borracha, resultando em maior uniformidade estrutural.

“Essa tecnologia é essencial em aplicações agrícolas de alta exigência, pois aumenta a durabilidade e melhora o desempenho. No caso do SP926, testes em usinas canavieiras demonstraram até 53% mais resistência a cortes e picotamentos em comparação com concorrentes de mercado”, afirma.

Segundo ele, a escolha adequada do pneu também impacta diretamente no consumo de combustível e na produtividade das operações agrícolas. “Com melhor tração e menos patinagem, o consumo de combustível diminui, o risco de atolamentos reduz e o tempo de transporte é otimizado. Nossos pneus oferecem a melhor relação entre desempenho e durabilidade do mercado, com estrutura robusta e alta recapabilidade”, enfatiza Alonso.

Embora a linha de pneus agrícolas não esteja contemplada no programa de garantia estendida da marca — o “Garantia Mais”, válido apenas para veículos de passeio e camionetes em uso particular — a Dunlop oferece amplo suporte técnico e logístico aos clientes do agronegócio.

“Trabalhamos com uma rede nacional de distribuidores exclusivos, lojas credenciadas, pontos de venda avançados e até lojas container estrategicamente posicionadas em regiões agrícolas. Isso garante atendimento rápido, orientação técnica especializada e disponibilidade de estoque”, afirma.

Além disso, a Dunlop atua em parceria com revendas, cooperativas e concessionárias para expandir sua presença no segmento agrícola. “Nossos técnicos visitam as operações para orientar sobre o uso correto dos pneus, garantindo maior vida útil, segurança e eficiência no campo”, explica Alonso.

Com foco constante em inovação, a empresa segue investindo em pesquisa e desenvolvimento para lançar novos produtos voltados ao agronegócio. “Queremos ampliar nossa linha com pneus ainda mais duráveis, com tração superior e compostos sustentáveis. Nosso objetivo é não apenas atender, mas antecipar as necessidades do setor sucroenergético. Buscamos oferecer sempre a melhor relação custo-benefício, aliada ao menor impacto ambiental possível”, conclui o diretor da Dunlop.

Natália Cherubin para RPAnews

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