Home Últimas Notícias São Martinho adquire ativos biológicos da Raízen relacionados à Usina Santa Elisa
Últimas NotíciasDestaque

São Martinho adquire ativos biológicos da Raízen relacionados à Usina Santa Elisa

Compartilhar

A São Martinho, um dos grupos sucroenergéticos mais importantes do Brasil, anunciou nesta terça-feira (15) a aquisição de parte dos ativos biológicos e direitos da Raízen Energia S.A. referentes à Usina Santa Elisa, localizada em Sertãozinho (SP). A operação, que ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), representa um importante movimento estratégico da companhia para ampliar sua base de matéria-prima na região de Pradópolis (SP).

Segundo comunicado assinado por Felipe Vicchiato, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da São Martinho, a companhia assumirá aproximadamente 10.600 hectares de cana-de-açúcar atualmente sob contrato da Usina Santa Elisa. Esses ativos serão transferidos pela Raízen para uma nova sociedade (“Newco”), que será então incorporada à São Martinho.

As áreas estão localizadas em um raio médio de 25 quilômetros da Unidade São Martinho, em Pradópolis, sendo cerca de 80% de cana própria e 20% oriunda de fornecedores. Com condições de solo predominantemente das classes A e B e clima favorável, a expectativa é que essas áreas produzam cerca de 600 mil toneladas de cana na safra 2026/27, chegando a 800 mil toneladas a partir da safra 2028/29.

Investimento e sinergias

O valor da operação é de até R$ 242 milhões, sujeito a ajustes até o fechamento, e será realizado sem a necessidade de novos investimentos industriais ou agrícolas – apenas com os custos variáveis habituais para a gestão das novas áreas. Toda a cana adquirida será processada na Unidade São Martinho, que possui capacidade de moagem de 50 mil toneladas por dia.

A conclusão da transação depende da aprovação do CADE e do cumprimento de determinadas condições contratuais. Caso seja confirmada, a aquisição fortalece a posição da São Martinho em uma região estratégica, com ganhos logísticos e aproveitamento da capacidade instalada.

Natália Cheubin para RPAnews

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Petróleo cai à espera de diálogo entre Irã e Estados Unidos

As cotações do petróleo fecharam com leve baixa nesta segunda-feira, 23, à...

açucar
Últimas Notícias

Preços do açúcar sobem com fortalecimento do real brasileiro

Os preços do açúcar registraram forte alta na segunda-feira, com o contrato...

Após iniciar sua safra oficialmente ontem, dia 3 de março de 2020, a Usina Batatais afirmou hoje, em coletiva de imprensa, que espera moer 4,150 milhões de t de cana-de-açúcar
Últimas NotíciasDestaque

Usinas Batatais e Cevasa registram retração operacional e prejuízo no 3º trimestre da safra 2025/26

As usinas Batatais e a Cevasa registraram no terceiro trimestre da safra...

OpiniãoÚltimas Notícias

Açúcar: quando o preço encosta no custo, a assimetria começa

O mercado futuro de açúcar em NY encerrou a sexta-feira com o...