Home Últimas Notícias Açúcar recua nas bolsas com excedentes globais e aumento da produção no Brasil e na Índia
Últimas Notícias

Açúcar recua nas bolsas com excedentes globais e aumento da produção no Brasil e na Índia

Compartilhar

Os preços do açúcar voltaram a recuar na terça-feira, com o contrato mais próximo negociado em Londres atingindo o menor nível em cinco anos. Em Nova York, as cotações já haviam tocado, na última sexta-feira, a mínima em três meses. O movimento amplia a trajetória de queda observada ao longo do último trimestre, em meio às preocupações persistentes com excedentes globais da commodity.

Dados divulgados pela Unica na sexta-feira indicam que a produção acumulada de açúcar na região Centro-Sul do Brasil na safra 2025/26, até meados de janeiro, somou 40,236 milhões de toneladas, volume 0,9% superior ao registrado no mesmo período do ciclo anterior.

Além do avanço na produção, o mix açucareiro também aumentou. A proporção de cana destinada à fabricação de açúcar subiu para 50,78% na safra 2025/26, ante 48,15% em 2024/25, reforçando a maior disponibilidade do produto no mercado.

O cenário internacional segue marcado por estimativas de superávit na oferta. Na última quarta-feira, analistas da trading Czarnikow projetaram um excedente global de 3,4 milhões de toneladas na safra 2026/27, após um superávit estimado em 8,3 milhões de toneladas em 2025/26.

Em 29 de janeiro, a consultoria Green Pool Commodity Specialists estimou superávit global de 2,74 milhões de toneladas em 2025/26 e de 156 mil toneladas em 2026/27. Já a StoneX apontou, na última sexta-feira, excedente mundial de 2,9 milhões de toneladas para 2025/26.

Índia amplia produção e pode reforçar exportações

A India Sugar Mill Association informou, em 19 de janeiro, que a produção indiana de açúcar entre 1º de outubro e 15 de janeiro da safra 2025/26 avançou 22% na comparação anual, alcançando 15,9 milhões de toneladas.

Em 11 de novembro, a entidade revisou para cima sua estimativa de produção da Índia em 2025/26, elevando-a para 31 milhões de toneladas, ante previsão anterior de 30 milhões — alta de 18,8% sobre o ciclo passado.

Ao mesmo tempo, a associação reduziu a projeção de açúcar destinado à produção de etanol no país para 3,4 milhões de toneladas, frente à estimativa de 5 milhões divulgada em julho. A menor destinação ao biocombustível pode abrir espaço para aumento das exportações indianas. A Índia é o segundo maior produtor mundial de açúcar.

Com produção robusta no Brasil e perspectivas de maior oferta global, o mercado segue pressionado por um cenário de excedentes, fator que tem limitado a recuperação das cotações nas principais bolsas internacionais.

Com informações da Barchart

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

São Martinho avalia que preço do açúcar deve reagir com mix de produção mais alcooleiro

A São Martinho considera que os preços do açúcar bruto, atualmente próximos...

Últimas Notícias

Fuga de títulos da Raízen e da CSN reacende temor sobre dívida corporativa brasileira

Agravamento das dificuldades financeiras levou a uma onda de vendas de papéis...

Planta etanol milho inpasa
Últimas NotíciasMilho

Inpasa quer ampliar produção de etanol em Sidrolândia (MS) e audiência será em março

Após pouco mais de um ano do início da operação, a Inpasa...

DestaqueÚltimas Notícias

Centro-Sul deve moer 628,6 milhões de t na safra 2026/27, alta de 3,14%, projeta Pecege

Recuperação da produtividade e do ATR sustenta avanço após safra 2025/26 marcada...