Home Últimas Notícias Etanol hidratado se mantém estável no mercado paulista, mesmo com oferta reduzida
Últimas NotíciasMercado

Etanol hidratado se mantém estável no mercado paulista, mesmo com oferta reduzida

Compartilhar

Os preços do etanol hidratado permaneceram praticamente estáveis no mercado spot do estado de São Paulo ao longo de março, mesmo diante da menor disponibilidade típica da entressafra. Indicadores semanais do CEPEA/ESALQ se mantiveram na casa dos R$ 2,90 por litro, com apenas pequenas variações no período. Apesar da tentativa de algumas usinas de elevar os valores de venda, compradores seguiram cautelosos nas aquisições, à espera da entrada de produto da nova safra 2026/27.

O cenário reflete um momento de transição no Centro-Sul, com parte das unidades já iniciando as atividades da nova temporada, ainda que de forma pontual. O avanço da moagem, no entanto, tem sido parcialmente prejudicado pelas chuvas em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e em parte de Goiás, o que contribui para manter a oferta restrita neste início de ciclo.

Às vésperas do encerramento oficial da safra 2025/26, muitas usinas operam com estoques reduzidos ou focadas apenas no cumprimento de contratos previamente firmados, o que limita a disponibilidade de produto no mercado spot paulista. Do lado da demanda, agentes permanecem na expectativa não apenas pela entrada efetiva da nova safra, mas também pela definição de preços nas próximas semanas.

Caso o processamento avance conforme o previsto, a percepção no mercado é de que a oferta deve ganhar fôlego a partir de abril, com o início mais consistente da moagem. Ainda assim, o ritmo dessa recuperação segue condicionado às condições climáticas nas principais regiões produtoras.

Além dos fatores domésticos, o setor também monitora o ambiente externo. O patamar elevado do petróleo, ao sustentar os preços da gasolina, pode estimular a demanda por etanol, adicionando uma variável adicional ao equilíbrio do mercado neste início de safra.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Raízen aprova José Flavio Ramos como conselheiro independente

A Raízen informou que seu Conselho de Administração aprovou, nesta segunda-feira (30),...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar reage no spot paulista com maior atividade de compradores e oferta restrita

O mercado spot de açúcar cristal branco no estado de São Paulo...

Últimas Notícias

Em crise e sem fertilizantes, fornecedores de cana farão protesto na Alepe

Na próxima terça-feira (7), por volta das 9h, a Assembleia Legislativa de...

Últimas Notícias

Em parceria, Tereos e Atvos fazem testes de tratores autônomos em canaviais

Em um movimento estratégico voltado à inovação, sustentabilidade e excelência operacional, Tereos...