Home Últimas Notícias Moagem de cana do Centro-Sul recua 8,4% na 2ª quinzena de julho, aponta ministério
Últimas Notícias

Moagem de cana do Centro-Sul recua 8,4% na 2ª quinzena de julho, aponta ministério

Compartilhar

A moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil caiu 8,4% na segunda quinzena de julho ante o mesmo período do ano passado, para 46,08 milhões de toneladas, enquanto a produção de açúcar recuou 17,6%, para 3 milhões de toneladas, mostraram dados do Ministério da Agricultura vistos pela Reuters.

A produção total de etanol, por outro lado, avançou 2,8% na comparação anual, para 2,39 bilhões de litros, à medida que usinas de cana-de-açúcar favoreceram no mês passado o biocombustível em detrimento do açúcar, com preços menos vantajosos, e também com um crescimento da produção a partir de milho.

Os dados do ministério antecipam informações do setor privado. A União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica) ainda não publicou informações do mês de julho.

No acumulado da safra 2026/27 até o fim de julho, a moagem atingiu 313,21 milhões de toneladas, alta de 2,1% em relação ao mesmo período da temporada anterior, segundo o Sistema de Acompanhamento da Produção Canavieira, com dados de produtores fornecidos ao ministério.

Apesar da maior moagem acumulada, a produção de açúcar caiu 12,4%, para 16,92 milhões de toneladas. Por sua vez, a fabricação acumulada de etanol cresceu 16%, para 16,34 bilhões de litros.

Os estoques disponíveis de etanol no Centro-Sul somavam 5,79 bilhões de litros em 31 de julho de 2026, alta de 28,2% em relação à mesma data do ano passado.

Reuters| Roberto Samora

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
OpiniãoÚltimas Notícias

Fim da escala 6×1: transição de 14 meses exigirá adaptação das empresas

Redução gradual da jornada para 40 horas semanais, sem corte salarial, poderá...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes caem 8,8% no Brasil até julho, aponta ANDA

Volume recuou para 22,98 milhões de toneladas nos primeiros sete meses de...

Últimas Notícias

Petróleo Brent fecha praticamente estável enquanto EUA consideram aliviar sanções à “frota-sombra”

O petróleo Brent apresentou poucas variações nesta quinta-feira, 15, ​enquanto os investidores...