Os preços do açúcar fecharam moderadamente em alta na segunda-feira, com a desvalorização do dólar impulsionando a cobertura de posições vendidas em futuros de açúcar após a liquidação da semana passada.
Os contratos de açúcar bruto com vencimento em julho fecharam em alta de 0,27 centavo de dólar, ou 1,6%, a 17,47 centavos de dólar por libra-peso, tendo atingido seu nível mais baixo desde julho de 2021 na sexta-feira, a 16,97 centavos de dólar por libra-peso. O açúcar bruto perdeu 5,4% na semana passada.
Não houve negociação para os futuros de açúcar branco em Londres nesta segunda-feira devido a um feriado local no Reino Unido. De acordo com McDougall Global View Sugar Report, o mercado parece estar encontrando alguma cobertura adicional de compra e coberturas de vendidos após o desempenho de sexta-feira.
Na última sexta-feira, o açúcar NY de julho registrou uma mínima de 3-3/4 anos nos futuros mais próximos, e o açúcar em Londres registrou preços mínimos com a perspectiva de maior produção de açúcar no Brasil. Na última quarta-feira, a Unica divulgou que a produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil na primeira quinzena de abril aumentou 1,3% em relação ao ano anterior, para 731 mil toneladas. O relatório da Unica divulgado na última quarta-feira é o primeiro da safra 2025/26. Na última terça-feira, a Conab previu que a produção de açúcar do Brasil em 2025/26 aumentaria 4,0% em relação ao ano anterior, para 45.875 toneladas.
Sinais de aumento da produção global de açúcar são negativos para os preços. No final de abril, o Serviço Agrícola Exterior (FAS) do USDA previu que a produção de açúcar do Brasil em 2025/26 aumentaria 2,3%, para 44,7 milhões de toneladas, ante 43,7 milhões de toneladas na temporada anterior. A perspectiva de chuvas abundantes na Índia, que levarão a uma safra abundante de açúcar, está reduzindo os preços do açúcar. Em 15 de abril, o Ministério das Ciências da Terra da Índia projetou uma monção acima do normal este ano, com previsão de precipitação total de 105% da média de longo prazo. A temporada de monções na Índia vai de junho a setembro.