Últimas Notícias
Açúcar cristal: preços oscilam no mercado Spot, mas sobem na ICE
Os preços do açúcar cristal branco oscilaram na semana passada no mercado spot do Estado de São Paulo, mas de acordo com o Cepea, após o balanço do período, houve queda. De 12 a 16 de junho, a média do Indicador CEPEA/ESALQ foi de R$ 146,39/saca de 50 kg, baixa de 0,89% em relação à da semana anterior (de R$ 147,72/sc).
A produção do açúcar chegou a ser interrompida em alguns dias da semana passada, devido às chuvas, que prejudicaram o transporte da cana-de-açúcar até as unidades de processamento. Por outro lado, o mercado também contou com a oferta de lotes do cristal Icumsa até 180 da safra passada 2022/23 a valores mais baixos.
Já na semana passada, o mercado do açúcar cristal branco seguiu calmo no início de junho e ainda de acordo com a cepea, a demanda, de modo geral, não tem mostrado sinais de aquecimento, fator que vem pressionando os valores de negociação da saca do cristal no spot, mesmo diante da oferta restrita de açúcar branco de melhor qualidade, o Icumsa 150.
Do lado das usinas, agentes têm direcionado maiores volumes do produto ao mercado externo. Segundo a Secex (Secretaria da Comércio Exterior), o total de açúcar branco exportado em maio/23 pelo Brasil foi de 140,061 mil toneladas, volume 58% superior ao volume escoado em abril/23 (88,655 mil toneladas).
No mercado externo alta foi de 4,1%
No mercado externo, até sexta-feira (16), os valores do açúcar bruto negociados na ICE atingiram uma alta acumulada de 4,1% na semana encerrada em 16 de junho.
O contrato de açúcar com vencimento em julho fechou a semana com uma alta diária de 0,43 centavo de dólar, ou 1,7%, indo a 26,43 centavos de dólar por libra-peso.
Com informações do Cepea
Cadastre-se e receba nossa newsletter