Os preços médios do açúcar cristal subiram no mercado spot de São Paulo na semana passada, apontam levantamentos do Cepea. De 14 a 18 de julho, a média do Indicador CEPEA/ESALQ (cor Icumsa de 130 a 180) foi de R$ 118,77/saca de 50 kg, registrando alta de 2,11% em relação à semana anterior. A firmeza dos vendedores das usinas e a baixa disponibilidade do produto no mercado interno ajudaram a sustentar o movimento de alta.
Segundo o Centro de Pesquisas, usinas mantiveram a oferta do cristal de melhor qualidade (Icumsa até 180) em patamares mais altos, reagindo às quedas recentes nos preços, que já acendiam alertas quanto à viabilidade dos custos de produção. Ao mesmo tempo, a disponibilidade do tipo Icumsa 150 segue limitada para pronta entrega, já que grande parte da produção atual está destinada ao mercado externo.
Leia também: Preços do açúcar caem devido às expectativas de maior produção de açúcar no Brasil
Mesmo com a demanda interna desaquecida, os preços do açúcar cristal branco vêm se mantendo estáveis nas últimas semanas, operando em torno de R$ 116/saca de 50 kg, conforme dados do Cepea. Essa estabilidade reflete, além da postura mais firme das usinas, também uma influência do mercado internacional.
No cenário externo, as cotações do açúcar demerara subiram na última semana, impulsionadas pela valorização do petróleo – que tende a estimular a produção de etanol em detrimento do açúcar – e por dados de queda na produção da região Centro-Sul do Brasil, um dos principais polos produtores mundiais. Esse conjunto de fatores sustentou a valorização global do adoçante e contribuiu para o comportamento mais firme dos preços no mercado doméstico.