Home Últimas Notícias Açúcar: preços caem devido às perspectivas de maiores exportações de açúcar indiano
Últimas Notícias

Açúcar: preços caem devido às perspectivas de maiores exportações de açúcar indiano

Compartilhar

Os preços do açúcar caíram pela segunda sessão consecutiva na sexta-feira (12), pressionados pelo movimento negativo do dia anterior. O recuo ocorreu após a Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia informar que pediu autorização para exportar 2 milhões de toneladas na temporada 2025/26, que começa em outubro.

O contrato de açúcar bruto com vencimento em outubro fechou em baixa de 0,03 centavo de dólar, ou 0,2%, a 15,79 centavos por libra-peso. Já o açúcar branco caiu 0,6%, para US$ 485,20 a tonelada, em meio à proximidade do vencimento do contrato de outubro nesta segunda-feira (15). Negociadores projetam a entrega de cerca de 220 mil toneladas contra o contrato.

Segundo uma autoridade do governo indiano para a Reuters, o país terá estoques excedentes suficientes para permitir exportações na nova temporada. As perdas, porém, foram limitadas pela valorização do real, que atingiu a máxima de 15 meses frente ao dólar, reduzindo o incentivo às vendas externas do Brasil.

Para Arnaldo Corrêa, analista e diretor da Archer Consulting, a semana promete trazer mais volatilidade. “Teremos os números da Unica da segunda quinzena de agosto, que não devem surpreender; o impacto da posição dos fundos; e a reunião do Fed, que pode reduzir a taxa de juros americana — ou seja, tem para todos os gostos”, comentou.

Ele acrescenta que o mercado espera um mix próximo de 54% a 55%, moagem acima de 45 milhões de toneladas no período e recuperação da ATR. “Com isso, a safra já terá atingido entre 65% e 70% da moagem estimada para o ano. Se vamos produzir 590 milhões de toneladas de cana e 40 milhões de toneladas de açúcar, precisamos aguardar os próximos capítulos.”

Do lado dos fundos, os últimos dados da CFTC mostram que eles seguem confortáveis em suas posições, com cerca de 182.608 contratos vendidos, equivalentes a 9,3 milhões de toneladas de açúcar — volume próximo a 100 dias de exportações brasileiras. “É um volume relevante e, ao mesmo tempo, vulnerável a qualquer movimento mais abrupto que o mercado possa apresentar”, conclui Corrêa.

Natália Cherubin para RPAnews

Compartilhar

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasOpinião

Quem deve liderar a transformação da gestão agrícola de uma usina?

Nos últimos anos, o setor sucroenergético passou a operar em um ambiente...

Últimas Notícias

Frota pesada: biometano une potencial energético à baixa emissão de carbono na operação

Com painéis dedicados ao tema, FenaBio conecta conteúdo técnico, inovação e negócios...

açucar
Últimas Notícias

Chuvas impulsionam recuperação pontual dos preços do açúcar cristal em São Paulo, diz Cepea

Apesar da reação no início de julho, média semanal do açúcar recuou...

Últimas Notícias

Preços do etanol acumulam queda de mais de 12% no primeiro trimestre da safra 2026/27, aponta Cepea

Maior oferta de etanol de cana e de milho pressionou as cotações...