Home Açúcar Uisa recebe certificação Halal para açúcar de exportação
AçúcarÚltimas Notícias

Uisa recebe certificação Halal para açúcar de exportação

Compartilhar

A Uisa, usina sucroenergética localizada em Nova Olímpia, MT, recebeu a recomendação para certificação Halal em sua produção de açúcar cristal, triturado, refinado, demerara e rúbia. A certificação atesta que estes alimentos são produzidos de acordo com requisitos legais e critérios da jurisprudência islâmica (Shariah), sendo de procedência confiável e aptos para o mercado de consumidores muçulmanos.

O coordenador de sustentabilidade da Uisa, Luiz Carlos Machado Filho, destacou a importância do selo para atendimento à população muçulmana. “O certificado Halal reforça a qualidade dos nossos produtos e estabelece uma relação de confiança com esses consumidores, uma vez que respeitamos as tradições e cultura mulçumana em nossos processos”, relata.

De acordo com ele, isso significa que o açúcar fabricado pela Uisa é isento de produtos considerados proibidos aos muçulmanos. “A comunidade islâmica terá acesso aos produtos da Uisa com a devida garantia Halal no Brasil e, em outros países da América do Sul”, disse o coordenador.

De acordo com as práticas religiosas islâmicas, o Alcorão (livro sagrado) lista alimentos proibidos para consumo, a exemplo de bebidas alcoólicas, derivados de suíno, sangue de animais entre outras matérias-primas, insumos e processos considerados não lícitos (Haram). Além de considerar boas práticas socioambientais.

Atualmente a comunidade islâmica corresponde a cerca de 22% da população mundial, em torno de 1,6 bilhão de pessoas. Estudos realizados pelo Pew Research Center estimam que até 2050 a religião tenha 2,8 bilhões de fiéis, cerca de 30% da população mundial.

O mercado de produtos com certificação Halal está em expansão, uma vez que os parâmetros atendem os consumidores muçulmanos e não muçulmanos, representando tanto as diretrizes da religião, quanto a garantia de higiene, segurança alimentar e confiabilidade.

Informações da UISA

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Atraso na moagem pode deixar até 54,5 milhões de toneladas de cana-bis no Centro-Sul

Consultoria projeta moagem entre 622 milhões e 643,3 milhões de toneladas em...

Últimas Notícias

Fitch rebaixa rating da Raízen para default restrito após aprovação de plano de reestruturação

Agência considera que suspensão de pagamentos e capitalização de juros configuram inadimplência...

Últimas Notícias

Copersucar inicia fornecimento regular de etanol para navios no Porto de Santos

Após operação pioneira em julho, abastecimento passa a integrar a rotina de...

Últimas Notícias

Açúcar cai ao menor nível em duas semanas em NY, pressionado por fundos e maior oferta

Melhora do clima no Centro-Sul do Brasil e decisão da Índia ampliam...