Home Açúcar Açúcar recua e mercado segue pressionado por expectativa de superávit global
AçúcarÚltimas Notícias

Açúcar recua e mercado segue pressionado por expectativa de superávit global

Compartilhar

Cotações do açúcar atingem mínima de duas semanas enquanto projeções indicam excedente na oferta mundial da commodity

Os preços do açúcar voltaram a recuar nesta quinta-feira e o contrato negociado em Nova York atingiu o menor nível em duas semanas, pressionado pela perspectiva de continuidade do superávit global da commodity. A expectativa de oferta excedente nos próximos ciclos tem limitado movimentos de recuperação mais consistentes nas cotações internacionais.

O contrato de açúcar bruto com vencimento em maio caiu 0,01 centavo de dólar, ou 0,1%, para 13,72 centavos de dólar por libra-peso. Já o contrato mais ativo do açúcar branco perdeu 0,7%, para US$ 406,50 por tonelada.

No mercado físico internacional, a Al Khaleej Sugar, operadora da maior refinaria de açúcar do mundo baseada em um porto, informou que segue operando normalmente e permanece aberta para operações de importação e exportação.

As perdas nas cotações foram parcialmente contidas pela forte valorização do petróleo no mercado internacional. O contrato WTI avançou mais de 8% na sessão, alcançando o maior patamar em cerca de 19 meses. O movimento tende a favorecer os preços do etanol e pode incentivar usinas ao redor do mundo a direcionar uma parcela maior da cana-de-açúcar para a produção do biocombustível, reduzindo potencialmente a oferta de açúcar.

Apesar disso, o cenário predominante no mercado segue sendo de excedente. Em 12 de fevereiro, as cotações do açúcar chegaram a cair para o menor nível dos contratos mais próximos em cinco anos e três meses, diante das preocupações de que o superávit global da commodity possa persistir.

De acordo com analistas da trading Czarnikow, o mercado mundial deverá registrar um superávit de 3,4 milhões de toneladas na safra 2026/27, após um excedente ainda maior de 8,3 milhões de toneladas em 2025/26.

Projeções de outras consultorias também apontam para um cenário semelhante. Segundo a Green Pool Commodity Specialists, o mercado global deverá apresentar um superávit de 2,74 milhões de toneladas na safra 2025/26 e um excedente de 156 mil toneladas em 2026/27.

Já a StoneX estima que o balanço mundial de açúcar registre um superávit de 2,9 milhões de toneladas no ciclo 2025/26.

Produção maior na Ásia sustenta expectativa de excedente

Em relatório divulgado recentemente, a Organização Internacional do Açúcar (ISO) também indicou um cenário de excedente no mercado global. A entidade projeta um superávit de 1,22 milhão de toneladas na safra 2025/26, número inferior à estimativa anterior de 1,63 milhão de toneladas, mas ainda representando uma reversão em relação ao déficit de 3,46 milhões de toneladas registrado em 2024/25.

De acordo com a ISO, o superávit esperado está diretamente ligado ao aumento da produção em importantes países produtores, especialmente Índia, Tailândia e Paquistão.

A organização projeta que a produção global de açúcar deverá crescer 3,0% na comparação anual, alcançando cerca de 181,3 milhões de toneladas na safra 2025/26.

Com informações da Barchart e Reuters

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tereos possui 16% de mulheres em posições de gestão e meta é chegar a 17,5% até 2032/33

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as...

Últimas Notícias

Adecoagro renova Selo Mais Integridade, concedido pelo Mapa

A Adecoagro divulgou nesta sexta-feira, 6, que recebeu a renovação do Selo...

Últimas Notícias

CTC lança novas variedades e reforça manejo otimizado como caminho para elevar produtividade da cana

Evento do CTC realizado em Ribeirão Preto reuniu lideranças do setor e...

Últimas Notícias

Datagro projeta produção de 40,77 mi t de açúcar no Centro-Sul em 2025/26 e estabilidade em 2026/27

Mix açucareiro menor deve compensar avanço da moagem de cana na próxima...